Mais de um milhão de euros para requalificar Quartel da GNR de Anadia.

2020-02-19 18:11

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia e o Ministério da Administração Interna celebraram, na manhã desta quarta-feira, 19 de fevereiro, um Contrato de Cooperação para a reabilitação e adaptação das instalações do Destacamento Territorial de Anadia da GNR, num investimento superior a um milhão de euros, suportado pelo ministério da Administração Interna.

A cerimónia, que decorreu no salão nobre dos Paços do Município, foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, que homologou a assinatura do Contrato de Cooperação Interadministrativo.

"Há muito que o Município de Anadia aguardava por esta intervenção de fundo, face às más condições de utilização em que a sede do Destacamento e do Posto Territorial da GNR se encontram". O concurso para a empreitada vai ser lançado pela autarquia no decorrer dos próximos dias, prevendo-se que as obras arranquem no outono do corrente ano, sendo o prazo de execução de um ano.

A empreitada de reabilitação do Quartel da GNR visa dotar aquele organismo de instalações adequadas ao desempenho da missão policial, tendo em vista garantir a segurança e a tranquilidade dos munícipes, permitindo simultaneamente alcançar uma maior eficiência no desempenho dos profissionais daquela força de segurança.

A remodelação vai implicar uma reorganização de todo o espaço interior, no sentido de criar uma maior funcionalidade dos serviços, tanto para os militares como para os cidadãos, inclusive para as pessoas com mobilidade condicionada. No rés-do-chão do edifício irá funcionar os serviços adstritos ao Posto Territorial e os serviços gerais do quartel, enquanto que o primeiro andar albergará os serviços afetos ao Comando do Destacamento Territorial e respetivas valências e dormitório. Na parte de trás do edifício, será construído um novo edifício de apoio, onde serão instaladas as garagens, áreas técnicas e arrecadações.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, sublinhou o facto de a intervenção implicar a reorganização funcional dos espaços, “dotando o edifício de melhores condições de conforto e comodidade aos seus efetivos”.

A autarca deixou a garantia de que o Município, em conjunto com a GNR, “vai desenvolver todos os esforços para encontrar a melhor solução”, tendo em vista “a instalação provisória dos efetivos, dos equipamentos e viaturas, que terão de funcionar em local alternativo e transitoriamente até a conclusão da empreitada que se estima até ao final do próximo ano”.

Por outro lado, assegurou ainda que “vão ser também criados todos os requisitos para que as forças de segurança instaladas, em Anadia, tenham as condições para o exercício das suas funções de segurança e de proximidade junto das populações na sua plenitude”.

Terminou deixando um agradecimento público ao membro do Governo pela “confiança depositada no Município, como garante para assumir a realização da obra tal como se encontra determinado no contrato”.

O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, considerou que esta intervenção de “grande envergadura se impunha” face ao “mau estado” do edifício onde se encontra o Destacamento Territorial da GNR, sublinhando que a remodelação irá dotar as forças de segurança “de condições de maior funcionalidade e operacionalidade”.

Aquele governante agradeceu “a forma muito enérgica” como a presidente da Câmara Municipal de Anadia se empenhou em colaborar com o Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana, “na realização de uma benfeitoria que irá perpetuar no tempo a sua memória e fazer do nosso país um local ainda mais seguro, tranquilo e digno para todos quantos aqui vivem e trabalham”.

O presente contrato interadministrativo define os direitos e obrigações das partes, no âmbito da colaboração institucional, tendo em vista a cedência, bem como assegurar a obra de reabilitação e adaptação das instalações do Destacamento Territorial da GNR de Anadia, em imóvel da propriedade do Município, dotando-o de condições de funcionalidade e operacionalidade.