Luís Montenegro eleito líder do PSD.

2022-05-29 17:24

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Luís Montenegro conseguiu uma vitória clara nas eleições para a direção nacional do PSD e é o sucessor de Rui Rio no cargo.

Venceu as diretas com mais de 70% dos votos numa disputa com Jorge Moreira da Silva.

O antigo líder Parlamentar ao tempo da governação de Passos Coelho, natural de Espinho, ganhou em boa parte das distritais com mais peso no país (Aveiro, Porto, Braga e Lisboa.

Montenegro realça a importância de levar o PSD a virar a página (com áudio).

"O dia de hoje vai ficar marcado como sendo o princípio do fim da hegemonia do Partido Socialista em Portugal", declarou Montenegro.

O dirigente eleito, que terá posição ratificada no congresso que se segue às diretas, recebeu felicitações de figuras como António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa.

No discurso de vitória deixou críticas ao Primeiro-Ministro (com áudio).

"A marca de água de António Costa e dos seus delfins é, infelizmente, o empobrecimento de Portugal. Vamos ser uma oposição firme, exigente e vigilante".

Luís Montenegro consegue chegar ao poder no Partido e passa a ser o rosto da oposição no país com ambição de chegar à liderança do Governo em 2026.

"Vamos construir um projeto alternativo para podermos governar Portugal, retirar Portugal da cauda da Europa, e colocá-lo na linha da frente", notou.

Para Moreira da Silva deixou o elogio e um discurso agregador.

"Nós não vamos prescindir do seu talento, nem daqueles que o apoiaram nestas eleições".