Líder distrital da JS quer mais envolvimento de jovens na política. "Habitação é problema estrutural".

2022-01-04 09:51

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Habitação e qualificação profissional são as duas frentes que a líder da distrital de Aveiro da JS e deputada ao Parlamento quer ver cuidadas na próxima legislatura.

Joana Sá Pereira deu uma entrevista ao Núcleo de Estudantes Socialistas da UA.

E colocou em destaque os principais problemas enfrentados pelos jovens deixando palavra sobre a participação política.

Diz que a habitação é problema estrutural e o desafio é grande para responder de forma rápida em tempo de pandemia.

Quanto à educação, Joana Sá Pereira espera ver mais jovens no ensino superior.

“A realidade dos números demonstra que, hoje, mais de metade dos jovens optam por não prosseguir a formação superior e ficarem apenas pelo ensino obrigatório. E eu acho que isto é um número preocupante para um país que, que quer formar quadros. Que quer ter perspetivas de futuro em todos os níveis de desenvolvimento do nosso país de investigação e desenvolvimento e, portanto, há muito caminho a fazer para dar futuro aos nossos jovens”.

O envolvimento na vida política e em processos participativos é outro dos desafios.

“Há um programa interessantíssimo no nosso distrito que é o jovem autarca, onde, no fundo, damos o poder de decisão autárquica na área da juventude a um jovem que é eleito pelos seus pares e que tem a função de fazer campanha, de apresentar as suas ideias, e depois tem que as executar. Portanto, esta função de corresponsabilizar os jovens. Os jovens não estão só cá para dar ideias e para chamar a atenção para problemas. Estão cá para decidir e para resolvê-los também”.