Legislativas: Anadia prepara voto antecipado.

2022-01-07 11:23

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Autarquias da região preparam o exercício de voto antecipado para as eleições Legislativas de 2022.

Anadia já tem o processo em marcha.

Dia 23 de janeiro haverá mesa de voto antecipado, em mobilidade, que funcionará, no edifício dos Paços do Município, entre as 8h00 e as 19h00.

O voto antecipado em mobilidade foi alargado, permitindo o seu exercício a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao das eleições (domingo), numa mesa de voto constituída em cada município do continente e das Regiões Autónomas.

Os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade devem manifestar essa intenção na plataforma: www.votoantecipado.mai.gov.pt, ou por via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre 16 e 20 de janeiro.

Por outro lado, os eleitores que, por força da pandemia da doença COVID-19 estejam em confinamento obrigatório e por isso impedidos de se deslocarem às assembleias de voto, podem votar antecipadamente, desde que se encontrem recenseados no concelho da morada do local de confinamento ou em concelho limítrofe.

Para o efeito devem manifestar essa intenção à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna na presente plataforma entre 20 e 23 de janeiro.

A entrega e recolha dos boletins de votos decorrerá nos dias 25 e 26 de janeiro.

De referir ainda que face à situação pandémica existente e, com o intuito de evitar grandes aglomerações de pessoas, foram feitos desdobramentos em todas assembleias de voto, com a criação de mais secções de voto.