Lancha "Dunas de São Jacinto" vai testar rota direta com a cidade de Aveiro.

2021-08-10 14:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Depois de uma paragem de 10 anos, a lancha “Dunas de São Jacinto” retomou esta terça-feira a atividade nas ligações fluviais entre São Jacinto e o Forte da Barra.

No dia em que mostrou a embarcação já renovada, com aposta nos níveis de conforto, segurança e sistemas de salvamento, a autarquia confirmou a aposta num regresso às ligações diretas entre a cidade de Aveiro e São Jacinto, de forma sazonal, em nome da “coesão territorial”.

Trata-se de um projeto-piloto para os meses de primavera e verão. Só arranca depois do devido licenciamento (com audio).

Por agora, a lancha entra ao serviço nas ligações entre o Forte e São Jacinto e passa a formar parte de um trio de embarcações (ferry e duas lanchas) colocando “em ordem” obrigações previstas no concurso de concessão dos transportes (Aveiro Bus).

Ribau Esteves diz que a recuperação da lança associada ao novo ferry elétrico dão garantias de fiabilidade nas ligações a São Jacinto (com áudio).

“Está dado mais um passo, dos muitos que temos realizado ao longo dos últimos anos, para tornar São Jacinto um local mais próximo de todo o Município”, referiu Ribau Esteves.

O autarca relembrou a aposta no novo ferry elétrico mas admite falta de uma viagem mais direta.

“A qualificação desta lancha vem dar um importante contributo para os que nos visitam, mas sobretudo para os que aqui trabalham e que residindo em São Jacinto têm muitas vezes que utilizar dois ou três meios de transporte diferentes para se deslocarem. A lancha Dunas de São Jacinto é uma aposta na mobilidade e nesse combate em que estamos empenhados, de darmos aos Cidadãos de São Jacinto as melhores condições de mobilidade”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

A remodelação nos estaleiros da Navalria custou 180 mil euros e tem assinatura da Tomás Costa Lima Design. A primeira viagem mostrou as diferenças com o passado já com as "linhas" que serão marca do novo ferry elétrico.

Inicialmente não estava prevista a recuperação mas o acordo surgiu para valorizar as ligações (com áudio).

Para Gonçalo Delgado, Administrador do Grupo ETE, esta requalificação vem confirmar a aposta do grupo em ações de impacto socioeconómico.

“Assistimos também a mais um projeto que posiciona o Grupo ETE na vanguarda da Engenharia e Construção Naval, e que acreditamos, que nos permitirá continuar a inovar de forma contínua neste setor e a dar uma resposta eficiente a todos os desafios que fomos abraçando.”

O Diretor Comercial da Transdev João Lino, destacou “a importância da qualificação dos meios da oferta da Aveirobus com esta nova Lancha Dunas, e a finalização do cumprimento do Acordo de Gestão entre a Câmara de Aveiro e a Transdev / ETAC assinado no final do ano passado”.