Lançado concurso para criar residências estudantis na antiga Escola Secundária de Anadia.

2023-01-13 16:19

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia aprovou quinta-feira, em reunião de executivo, o lançamento do concurso público para a requalificação do edifício do Colégio Nacional (antiga Escola Secundária de Anadia), com um valor base de 1.755.353,19€, acrescido de IVA, e um prazo de execução de 10 meses.

A empreitada visa adaptar o edificio em alojamento estudantil. O projeto prevê a criação de 36 quartos, dos quais quatro são adaptados a utilizadores com mobilidade condicionada, com o objetivo de dar resposta às necessidades de alunos integrados em licenciaturas, mestrados e doutoramentos, possibilitando alojar 56 pessoas.

As obras de adaptação têm em conta questões relativas à eficiência energética e à sustentabilidade ambiental, inclui ainda espaços para refeições, estudo, lazer, lavandaria, área para coworking e zonas exteriores de convívio. Junto ao alojamento, haverá um ponto de carregamento rápido de veículos elétricos e uma estação de parqueamento de bicicletas b-AND.

A oferta de quartos a custos acessíveis visa dar resposta às necessidades de alojamento a alunos bolseiros deslocados, a estudantes deslocados, a estudantes estrageiros e também a investigadores, docentes e não docentes de instituições de ensino superior, em mobilidade nacional ou internacional, das universidades e dos politécnicos de Aveiro e Coimbra, resultado de um diálogo iniciado entre o Município de Anadia e estas instituições, com vista a mais projetos futuros. Alargar a oferta de transportes entre Anadia e as referidas instituições de ensino superior é outra das medidas associadas a este projeto, que está já em estudo.

A intervenção realiza-se ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).