Juntas defendem mais competências mas querem pacote financeiro correspondente.

2018-04-24 11:20

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Executivo Municipal de Ílhavo aprovou os Contratos Interadministrativos com as Juntas de Freguesia para o ano de 2018. Investe 300 mil euros em transferências na “promoção da coesão territorial”, “reforço da solidariedade”, “melhoria da qualidade dos serviços prestados às populações” e na “racionalização dos recursos disponíveis”.

A Junta da Gafanha do Carmo recebe 27.550 euros, a Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação 47.900 euros, a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré garante 104.450 euros e a Junta de Freguesia de S. Salvador 120.100 euros.

Para os autarcas das freguesias mais pequenas e com menos meios este é um acordo relevante. Augusto Rocha, da Gafanha da Encarnação, reconhece as vantagens (com áudio).

O autarca da Gafanha do Carmo realça o mecanismo de solidariedade que leva as freguesias maiores a cederem algumas receitas. Luís Diamantino fala de um gesto nobre (com áudio)

As juntas assumem trabalhos em matérias como limpeza, conservação, manutenção regular das ruas, caminhos e passeios; a desobstrução, limpeza regular e emanilhamento de valas; a aplicação e manutenção das placas toponímicas; a conservação e manutenção de balneários, lavadouros e sanitários públicos, dos parques infantis públicos e equipamentos desportivos, chafarizes e fontanários, entre outras.