JS entrega manifesto eleitoral à candidatura Viva Aveiro.

2021-08-19 11:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Juventude Socialista da concelhia de Aveiro apresenta o manifesto eleitoral para as autárquicas num documento entregue à candidatura “Viva Aveiro” (PS e PAN) liderada por Manuel Sousa.

Estratégia ambiental, mobilidade e animais, emprego, saúde, habitação e inclusão, educação, cultura e desporto, economia, inovação e turismo são as áreas incluídas nas propostas.

“Rede de transportes coletiva forte e acessível”, política animal, requalificação do parque da cidade, a criação da newsletter do ambiente da CM de Aveiro, debates, sugestões e planos estratégicos relacionados com

o ambiente, amplificação dos postos de Ecopontos, aumento dos postos de abastecimento de carros elétricos, instalação de painéis solares/ fotovoltaicos em edifícios camarários e adoção na totalidade de Iluminação LED, incentivo à implementação de coberturas ajardinadas e jardins verticais nos edifícios, Campanhas “Go Green” nos mercados municipais, campanhas de sensibilização ambiental e incentivo à compostagem são ideias no campo ambiental.

No campo da mobilidade destacam-se os apelos à requalificação da BUGA, aumento dos horários dos autocarros, construção de espaço ciclável seguro, alargamento da gratuitidade de transportes públicos para estudantes universitários e criação de um dia temático alusivo à mobilidade pedonal e ao uso de bicicleta.

A criação de um Canil, as campanhas de esterilização a caninos e a felinos e as parcerias com Associações de Animais presentes no concelho fazem parte das ações na política animal.

Na área do emprego a JS apela à criação de um centro de alta formação profissional e a criação de um gabinete municipal de “Inserção Profissional”.

Na saúde o esforço passa pela implementação de um gabinete municipal de psicologia, realização de rastreios de saúde gratuitos, disponibilização de produtos de higiene feminina nas casas de banho públicas, promoção de campanhas de testagem e sensibilização para doenças sexualmente transmissíveis e desenvolvimento de palestras sobre educação sexual.

O tema da habitação continua a marcar a agenda com a JS a pedir o aumento e requalificação das habitações sociais, incentivos à reabilitação e eficiência energética. E pede habitações para jovens com rendas acessíveis.

Na inclusão, a JS sugere a adaptação de sinalização sonora para pessoas invisuais, em todos os semáforos, reestruturação dos passeios da via pública e eliminação de barreiras físicas e arquitetónicas nos serviços públicos.

Defende a criação de uma aplicação ou separador no site da autarquia que reúna os estabelecimentos inclusivos do concelho e pede a criação de uma sala de consumo assistido no concelho.

Na educação destaque para a concessão de bolsas de estudo e de mérito municipais aos jovens, na entrada para o ensino superior e instalação do Conselho Municipal de Juventude do Concelho de Aveiro.

Na cultura defende a implementação de uma plataforma digital que concentre a programação dos eventos culturais, sociais, entre outras atividades, a disponibilização de espaços para criação artística na rua (street art) e a instituição do Dia Municipal da Cultura.

Quanto às políticas de economia, inovação e turismo, a JS quer menos carga fiscal e o ordenamento do parque industrial.

E pede a criação de um código de ética autárquico “com a exposição de comportamentos e processos eticamente corretos nas tomadas de decisão e de conduta”.

O Cartão Jovem Municipal (digital),o banco de voluntariado e um “Fórum Jovem” completam a agenda.

Manuel Oliveira de Sousa demonstrou “agrado” pelo desenvolvimento deste manifesto e anunciou que “este documento será englobado no programa eleitoral da nossa coligação, porque para nós todos contam e todas as ideias são bem-vindas”.

A JS diz que “Aveiro precisa de ideias estratégicas para fazer face a problemas como a crise climática, a mobilidade, e a emancipação dos jovens”.

Beatriz Carvalho, a presidente da estrutura concelhia, diz que há nos jovens consciência cívica e vontade de participar na tomada de decisões.

“A verdade é que a juventude está cada vez mais consciente e tem cada vez mais presente a responsabilidade cívica, o sentido de comunidade e a vontade de mudar.”