"Interessante era que a Madonna passasse a fazer filmes portugueses em Portugal" - Costa Valente.

2019-02-13 10:52

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O responsável pelo cineclube de Avanca afirma que o país não deve apostar tudo numa espécie de “vistos gold” para o cinema sob pena de perder recursos para incentivar a produção nacional.

Costa Valente considera que a chegada de figuras internacionais ao país até pode ser interessante se valorizar a produção nacional mas pode também trazer riscos.

E diz que o turismo é outras das questões a merecer reflexão. Pagar para fazer filmes em Portugal mas sem valorizar o património nacional é outro erro (com áudio)

Costa Valente afirma que o país deve refletir sobre os apoios à produção.

Na entrevista ao programa “Conversas”, o responsável pelo cineclube de Avanca que esteve ligado à produção do filme “Uma vida sublime”, o mais premiado de sempre (34 prémios), defende que o estímulo à produção deve considerar a diversidade do cinema português com liberdade criativa.

O surgimento de escolas e pólos universitários dedicados às tecnologias veio favorecer o aparecimento de recursos humanos altamente qualificados.

E nunca como hoje a existência de espaços culturais dá cobertura a esta aposta. Levar o cinema a dispor de lugar numa estratégia global é o desafio do diretor do CCA (com áudio).

Quando ao cineclube está a fazer o seu caminho para as obras de acabamento do edifício sede e anuncia a aposta na criação de um núcleo museológico (com audio)