Inicio da requalificação da Avenida 25 de Abril e Rossio com alterações à circulação viária.

2022-04-14 17:59

Categoria: 

Concelho: 

Tem início na próxima semana, a obra de requalificação urbana da Avenida 25 de Abril, num investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 1.4 milhões de euros, com um prazo de execução previsto de 540 dias.

"A obra será organizada por fases procurando compatibilizar ao máximo a execução dos trabalhos com a vida da Avenida, sendo o primeiro troço de intervenção compreendido entre a Rua de Almeida Garrett (junto à Escola Básica e Secundária José Estêvão) e a rotunda de acesso ao Museu de Aveiro/ Santa Joana (...) deste modo, serão suprimidas duas faixas de rodagens da Avenida junto à rotunda.

A obra tem como objetivo primordial a "valorização do espaço público e do património histórico do local, com nota relevante para a promoção dos modos suaves de mobilidade, com a criação de uma ciclovia dedicada e qualificação dos passeios existentes".

O projeto prevê também o cuidado com as zonas de acesso às duas Escolas (Mário Sacramento e José Estevão) e a construção de novos espaços de estadia por forma a aumentar atratividade da zona, vetores fundamentais para captar novas dinâmicas na utilização do espaço público.

A obra de requalificação do Rossio e da Praça Humberto Delgado/Rotunda das Pontes avança para uma nova fase dos trabalhos com o início da qualificação da Rua João Afonso, existindo a necessidade de introdução de algumas alterações de circulação viária na zona habitacional, em implementação neste momento.

Assim, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que o acesso à Rua João Afonso estará limitado ao modo pedonal, salvaguardando-se o acesso dos veículos de emergência e introduzindo-se alterações aos sentidos de trânsito, permitindo assim a execução das novas redes de infraestruturas e a qualificação do espaço público.