INDAQUA - Oliveira de Azeméis investe mais 2 milhões para levar saneamento a milhares de pessoas.

2021-04-20 15:49

Categoria: 

Concelho: 

O Plano de Investimentos da INDAQUA - Oliveira de Azeméis entrou na segunda fase de execução, que levará saneamento a mais de 3 mil habitantes das localidades de Cucujães, Nogueira do Cravo e Macieira de Sarnes. No conjunto das duas fases de obra, estão a ser aplicados 4,3 milhões de euros para que a cobertura de saneamento chegue a mais de metade do Concelho (54,7%).

Estão já a decorrer as obras que vão alargar a rede de saneamento em mais três localidades de Oliveira de Azeméis. Em Cucujães, Nogueira do Cravo e Macieira de Sarnes, estão a ser construídos cerca de 20 km de novas condutas que vão permitir o correto encaminhamento para tratamento das águas residuais de mais de 1.300 habitações, abrangendo mais de 3.000 habitantes.

No conjunto das duas intervenções, a INDAQUA está a investir cerca de 4,3 milhões de euros para fazer chegar a rede de saneamento a 2.656 habitações em que residem aproximadamente 6.000 oliveirenses. Desta forma, a rede de saneamento, que crescerá em 47 km, passará a cobrir 54,7% do concelho, mais do dobro dos 22,5% registados aquando do início da operação da INDAQUA Oliveira de Azeméis (2014). A rede de abastecimento de água para consumo humano será também alargada, num total de 4,91 km, nas localidades intervencionadas em que este serviço não esteja ainda disponível.

“O grande objetivo deste Plano de Investimentos é o alargamento da rede de saneamento, que é fundamental para o concelho de Oliveira de Azeméis e que tem, por isso, merecido todo o empenho quer da INDAQUA Oliveira de Azeméis quer da autarquia. O correto encaminhamento das águas residuais é imprescindível para evitar a contaminação dos solos e das águas subterrâneas, o que tem um impacto muito positivo não só para o ambiente, mas também para a saúde e qualidade de vida da população oliveirense”, explica Tiago Fragata, Diretor da INDAQUA Oliveira de Azeméis. “Os trabalhos deste Plano de Investimentos estão a seguir a bom ritmo e, recorde-se, vão permitir algo inédito no concelho, que passará a ter mais de metade do território com rede de saneamento de águas residuais disponível”, acrescenta.