Ílhavo: Saldo de 4 milhões reforça contas de 2022.

2022-03-05 08:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ílhavo viu aprovada a integração do saldo de 2021 na ordem dos 4 milhões de euros nas contas de 2022 e a maioria diz que sendo saldo elevado deve ser olhado ao abrigo de uma gestão prudente.

João Campolargo lembra que os custos com as empreitadas estão a disparar, os custos de energia seguem tendência de aumento acelerado e o Município tem várias empreitadas em fase de arranque.

Os principais partidos com representação na Assembleia Municipal admitem que a prudência é boa conselheira mas não querem ficar reféns de saldos elevados.

Dizem que é necessário manter o investimento.

Flor Agostinho, do PSD, aproveitou este momento para retomar o discurso da herança que dividiu maioria e oposição na abertura do mandato.

O vogal social democrata refere que o saldo de gerência é a prova de que a autarquia vive tempos de desafogo financeiro (com áudio)

Pedro Martins, do PS, acentuou a importância de ser prudente para evitar um quadro de desequilíbrio financeiro mas pede mais ambição.

O deputado municipal espera que no final de 2022 os valores a transitar sejam inferiores (com áudio)

Da maioria, ouviu-se o presidente da Câmara explicar que os valores são elevados mas justificados por condicionantes na gestão.

Obras públicas mais demoradas e mais caras e um quadro de despesas correntes com tendência para aumentar são apontados como fatores que permitem relativizar um saldo de 4 milhões (com áudio)

A transição do saldo foi aprovada com 18 votos favoráveis (Unir e PSD) e 6 abstenções (PS).