Ílhavo retoma serviço de apoio a migrantes.

2020-11-17 11:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Retomado o serviço de atendimento a imigrantes.

O Atendimento Social Integrado (ASI), cuja sede funciona na Câmara Municipal de Ílhavo, retomou, neste mês de novembro, os atendimentos presenciais para migrantes nacionais de países terceiros, residentes no Município, realizados por técnicos do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes - CLAIM de Aveiro, no âmbito do projeto “Somos Todos Migrantes”.

Desde 2012 que o ASI do Município de Ílhavo dispõe de um espaço de atendimento a migrantes, na sequência da celebração de um protocolo com o Centro Social Paroquial da Vera Cruz, entidade gestora do projeto.

Após a suspensão dos atendimentos devido à pandemia, a retoma do serviço assume, nesta fase, um novo formato.

Foi reformulado o projeto, alargada a equipa a três técnicos especializados e os atendimentos são realizados duas vezes por mês (e não apenas uma como anteriormente), com a perspetiva de alcançarem uma periodicidade maior.

O atendimento presta informação e apoio em áreas como a legalização; reagrupamento familiar; nacionalidade; marcações online no Serviço de Estrageiros Fronteiras (SEF) e Consulados; educação (equivalências e reconhecimentos); assuntos laborais; segurança social; saúde; retorno voluntário, entre outros.

Os atendimentos estão sujeitos a marcação prévia através do e-mail ddss@cm-ilhavo.pt ou do telefone 234 329 640.

O CLAIM é financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração e o Alto Comissariado para as Migrações.