Ílhavo In regressa com ligação entre as praias e os museus.

2018-06-08 09:52

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Já existe acordo para o regresso dos circuitos do Ílhavo In. A Câmara de Ílhavo vai investir 3700 euros por mês na rede de mini autocarros que fará a ligação entre as freguesias e a sede de concelho. Como novidade surge um circuito entre as praias e os museus de Ílhavo durante os meses de Verão.

O autarca de Ílhavo refere que essa ligação das praias aos museus é a novidade num serviço que será retomado a pensar na ligação das zonas periféricas das freguesias à sede de concelho em circuitos alternados.

Uma vez por semana, as populações de São Salvador, Gafanha da Nazaré, Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo são conduzidas à sede do concelho.

Fernando Caçoilo acredita que a introdução de novidades como a ligação das praias aos museus pode estimular esse uso (com áudio).

O serviço tinha sido interrompido no final de 2017 e a autarquia iniciou processo negocial com o grupo Transdev que assegura o serviço. Os valores das compensações dividiram as duas partes que agora acordaram o valor.

Na altura a suspensão foi criticada pelo PS que continua a ver nesta ação uma iniciativa sem a sustentação necessária. Sérgio Lopes (PS) diz que faltam estudos para perceber a utilidade do serviço e a sua adaptação às necessidades dos utentes (com áudio).

Há alterações nalguns circuitos e reforço da aposta no turismo e na ligação entre as praias e os museus.

O circuito da Gafanha da Nazaré passará a constituir-se como “circuito urbano”, entre equipamentos, serviços e comércio, “não estabelecendo a ligação à sede de Município”. A autarquia diz que a utilização era residual e não justificava a aposta.

Presa e Vale de Ílhavo foram dos circuitos com melhores resultados operacionais mas a autarquia anuncia o reajustamento do circuito de Vale de ílhavo, deixando de se efetuar no trajeto em que as paragens não tiveram qualquer procura.

O circuito da Gafanha do Carmo será mais abrangente, alargando consideravelmente a sua área de influência para a Gafanha da Encarnação. Acresce ainda a cobertura de serviço por este circuito no lugar da Sra. dos Campos.

A aposta na componente turística sai reforçada com ligações complementares a realizar nas tardes de junho a setembro. Este ano arranca em Julho estabelecendo a ligação da sede do Município às praias da Barra e da Costa Nova (de 2ª a 6ª feira) e destas para o Museu Marítimo de ílhavo (4ª e 6ª feiras) e Museu da Vista Alegre (3ª e 5ª feiras).

A autarquia assume como metas do investimento o fortalecimento da rede de transportes coletivos, “aproximar as periferias dos centros urbanos, para que mais cidadãos possam usufruir dos serviços, do comércio, das nossas praias de uma forma mais ecológica e mais sustentável”.