Ílhavo: PSD reclama redução do IMI e reforço dos apoios às Freguesias.

2022-11-09 14:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PSD Ílhavo apresenta propostas ao Orçamento Municipal deixando claro que é necessário cuidar dos impactos da inflação na vida dos cidadãos e instituições.

Depois das sessões de auscultação nas freguesias no concelho reuniu as propostas em prioridades para famílias, IPSS, Associações e economia.

E na lista há lugar especial para as reclamações das próprias Juntas onde o Partido Social Democrata é força maioritária.

No apoio aos cidadãos, defende a fixação de Taxa Mínima no IMI, a criação de uma Creche na Gafanha do Carmo, a construção do Centro Escolar da Gafanha Encarnação - Norte, a construção do centro cívico ambicionado pela população; a Requalificação da EB da Gafanha da Nazaré, a requalificação da Escola Secundária de Ílhavo, a preparação de rede de transportes com rotas ajustadas e enfoque nas escolas e universidade, apoios suplementares às famílias, reservando também ajuda à classe média, avaliação da isenção das taxas no apoio ao comércio local, requerendo a devida compensação financeira para as receitas perdidas pelas Juntas de Freguesia.

Os apoios extraordinários ocupam parte das atenções com o PSD a reclamar “apoio extraordinário” às Associações e especialmente às IPSS “enquanto durar esta crise energética, em medida justa que permita fazer face aos aumentos da energia”.

A estrutura liderada por Fátima Teles antevê um quadro em agravamento acelerado e pede medidas de exceção como forma de atenuar as “eventuais necessidades decorrentes da crise que se avizinha”.

Para as IPSS, sugere investimento sério no apoio à instalação de painéis fotovoltaicos e águas quentes sanitárias nomeadamente na vertente do apoio à captação de fundos do Estado e Europeus.

Decorrente das consultas por freguesia surgem reclamações ao nível do investimento mais localizado com aposta na “ampliação urgente” do Cemitério da Gafanha da Nazaré, construção do Centro Cívico da Gafanha do Carmo, requalificação de Centros Urbanos nomeadamente na Gafanha da Nazaré, na zona da Igreja e na Cale da Vila.

O apoio municipal no acesso à habitação, em especial pelos jovens, o apoio aos Clubes e demais Associações empenhados na prática desportiva, a reabilitação dos centros de saúde, em especial na Gafanha da Nazaré e São Salvador, são colocados como investimentos necessários no campo das obras públicas.

Poder maioritário em três das quatro freguesias do concelho, os Sociais Democratas não esqueceram a descentralização e reclamam reforço do apoio às Freguesias tomadas como o “agente mais frágil da pirâmide administrativa, sendo aqueles a quem mais é exigido e a quem menos meios são fornecidos”.

O reforço de competências e meios financeiros nas transferências da Câmara surge complementado pela exigência de clarificação ao nível das competências.

A estrutura liderada por Fátima Teles defende um pacote de propostas que entende como essencial para “fortalecer os laços de solidariedade, de cooperação, de partilha de esforços e de compromisso entre a Câmara Municipal e as diversas entidades do Município, tais como as Juntas de Freguesia, as Associações e Instituições públicas ou privadas”.

Quanto à dimensão financeira dos apoios, segue a mesma linha já assumida pelo PS na apresentação de sugestões: não será por falta de meios que as propostas irão cair.

“As propostas apresentadas são coerentes, financeiramente sustentáveis e ancoradas num equilíbrio orçamental que tem sido apanágio do PSD ao longo dos últimos anos”.