Ílhavo: PS quer reuniões públicas online.

2022-03-07 09:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

PS e PSD querem o debate político de Ílhavo na esfera pública.

No momento em que por iniciativa da Mesa da Assembleia da Assembleia Municipal de Ílhavo (PSD e PS) o canal de comunicação autónomo ganha forma nas redes sociais, o PS defende maior abertura nas reuniões de Câmara.

O Vereador eleito pelo Partido Socialista, Sérgio Lopes, reiterou a sua intenção de promover a revisão do regimento da Câmara Municipal de Ílhavo, no sentido de, entre outras melhorias, determinar a transmissão em direto das reuniões de Câmara, à semelhança do que sucederá brevemente com as reuniões de Assembleia Municipal.

O autarca do PS lembrou, na última reunião de Câmara, que o regimento em vigor obteve o voto favorável do Vereador do PS, tendo como condição o compromisso assumido pelo Presidente da Câmara de avaliar as condições de aplicabilidade das propostas do PS, o que ainda não sucedeu.

O mandato arrancou há cinco meses e o PS diz que é tempo de passar à ação.

Na altura da proposta, o PS, pela voz de Eduardo Conde, propôs ainda a alteração da hora de reunião para as 17h, para facilitar o acesso do público, e a determinação de que todas as reuniões ordinárias sejam de carácter público, ao contrário da realização de apenas uma reunião pública por mês.

O PS sugeriu ainda, para melhorar as condições de trabalho dos vereadores de oposição, que o envio dos documentos aos Vereadores ocorra com 72h de antecedência, face ao prazo mínimo de 48h em vigor, e a obrigatoriedade de apresentação dos documentos dos planos de atividades e orçamento e dos relatórios de contas com cinco dias úteis de antecedência.

Sérgio Lopes insistiu que a viabilidade técnica e financeira destas medidas “é óbvia, pela trivialidade dos procedimentos, pelo que “não entende” o atraso na reflexão do Presidente.

O Vereador do PS defendeu que a aproximação entre eleitos e eleitores deve ser uma prioridade do Município de Ílhavo, e que as propostas em causa são, nesse contexto, de implementação “desejável e urgente”.