Ílhavo: PS faz contas a promessas de alcance social e "reserva" 500 mil euros para creches e manuais escolares.

2021-09-09 10:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista prevê reservar até meio milhão de euros do orçamento municipal em duas medidas de alcance social incluídas no programa da candidatura “Ousar Mudar”.

Eduardo Conde incluiu no programa eleitoral a disponibilização de “creches gratuitas” como medida de apoio à natalidade, através da comparticipação da totalidade do custo das famílias residentes no concelho com creches sediadas no Município.

A medida representa, nas contas do PS, cerca de 400 mil euros.

A candidatura diz que a “ponderação dos impactos orçamentais” permite falar em “investimento significativo” mas “comportável” pelas finanças do Município.

Na mesma medida defende, ainda, que a Câmara Municipal deve apoiar candidaturas das Instituições Particulares de Solidariedade Social para aumentar o número de vagas nas creches como forma de responder ao “défice de oferta desta resposta social no concelho”.

Outra das apostas é a criação de um programa de oferta de manuais de apoio até ao 12º ano de escolaridade para todos os alunos residentes no concelho e que frequentem escolas do Município.

Medida que implica um esforço financeiro dos cofres municipais até 100 mil euros.

Educação e ação social surgem em plano de destaque num programa que assume a aposta nos cidadãos enquanto “ativo mais valioso da sociedade moderna”.