Ílhavo: PS defende manutenção de apoios ao comércio local em tempo de pandemia.

2022-02-07 07:38

Categoria: 

Concelho: 

O PS defende a continuidade do programa de apoio ao comércio local, em 2022, no âmbito das medidas de combate à covid-19 e defende um modelo mais participado para ser mais eficaz.

Posição assumida pelo Vereador eleito pelo Partido Socialista, Sérgio Lopes, na reunião pública de fevereiro da Câmara de Ílhavo.

A oposição pede o prolongamento das medidas que vigoraram nos anos da pandemia.

Sérgio Lopes defende que o contexto de relançamento social e económico, no pós-pandemia, exige da Câmara Municipal “papel ativo” para a revitalização do comércio local.

Propôs a reativação, de imediato, para o ano de 2022, das medidas que vigoraram em 2020 e 2021.

A isenção ou redução de rendas ou taxas nos espaços municipais e apoios de praia; a isenção ou redução de rendas ou taxas de publicidade, toldos, expositores e o relançamento de um programa de incentivo à compra no comércio local, com ajustamentos que permitam uma adesão mais elevada.

Sérgio Lopes lembra que o modelo implementado, no final de mandato de Fernando Caçoilo, registou fraca adesão ao usar menos de 8% dos 100 mil euros destinados à iniciativa.

Pede diálogo com os comerciantes para desenhar “medidas de revitalização do comércio local que apoiem a criação ou manutenção de postos de trabalho; os custos de arrendamento a negócios em situação frágil; a modernização na relação com o cliente, com recurso às novas tecnologias”.