Ílhavo: PS critica atrasos na implementação do programa de esterilização de animais no canil municipal.

2017-12-21 10:45

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista diz que a Câmara de Ílhavo não está a cumprir o programa de esterilização de animais no canil municipal anunciado para o início de Julho deste ano. Afirma que até ao momento não houve uma única esterilização.

A Câmara já foi interpelada por Carla Santos, Deputada Municipal do PS, que pediu explicações sobre os motivos que levaram a autarquia a não colocar em prática a medida anunciada.

Fernando Caçoilo esclareceu que as esterilizações não têm sido praticadas porque a Câmara optou por estabelecer um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários para a sua operacionalização, “situação que ainda se encontra pendente”.

O PS lamenta que o programa publicitado não tenha tido início na data anunciada “em prejuízo das expectativas dos munícipes e da urgência de aplicação das esterilizações dos animais”.

Carla Santos refere, ainda, que o recurso a um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários, baseado em “cheques-veterinário” entregues ao adotante, “é mais oneroso para o orçamento municipal do que a opção de a autarquia investir em equipamento para praticar as esterilizações de modo próprio”.