Ílhavo: Programa de conteúdos escolares chega à TV.

2020-05-19 16:40

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Depois da rádio a TV. O Programa Municipal de Apoio à Comunidade Educativa, Radar, transmitido através do Canal Central/AEVA em https://www.canalcentral.pt/ vai para o ar esta quarta-feira.

Integrado no terceiro eixo de intervenção do Programa Municipal - criar e disponibilizar conteúdos pedagógicos em plataformas comunicacionais como complemento às ofertas educativas em curso - foram produzidos diversos vídeos dedicados ao Pré-Escolar e 1.º ciclo, abrangendo as áreas da Ciência, Atividade Física, Rítmica e Expressiva, Expressão Plástica, Dramática, Música e a Educação de Infância, com programas como “Ciência em Ação”, “Mexe-te”, “EmocionARTE”, “Expresso Musical” e “Pim Pam Pum”.

Estes vídeos, divulgados na grelha de programação do Canal Central, de segunda a sexta-feira, às 10h30, têm a abordagem pedagógica dos técnicos da Câmara Municipal e de docentes dos Agrupamentos de Escolas do Município de Ílhavo, criando, assim, mais um elo de ligação à escola e às práticas educativas habituais, como as AEC e os serviços educativos.

Além disso, promove a inclusão social com os temas divulgados traduzidos em língua gestual portuguesa, numa parceria com os professores do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, que recentemente festejaram 20 anos de atividade na Educação para Surdos.

A Terra Nova já transmite conteúdos e o Canal Central inicia esta quarta as emissões.

O “RADAR - Programa de Apoio à Comunidade Educativa”, dirigido a alunos, famílias, agrupamentos de escolas, professores, foi lançado pela Câmara Municipal em março, como resposta às restrições no âmbito do estado de emergência e o estado de calamidade em vigor.

Assenta a sua ação em três eixos prioritários: apoio alimentar, disponibilização de equipamento informático e a criação e facilitação de conteúdos pedagógicos em plataformas comunicacionais.

Iniciado com a distribuição de apoio alimentar (cabazes) a crianças de Jardim de Infância e 1.º ciclo que usufruem de escalão A da ação social escolar, posteriormente alargado aos agregados familiares de crianças de escalão B, o segundo eixo de ação foi concretizado com a cedência de 250 computadores portáteis e 400 hotspots para acesso à internet por um período de 3 meses, distribuídos pelos alunos que foram devidamente sinalizados pelos três Agrupamentos.

O eixo dos conteúdos pedagógicos foi implementado no início deste mês de maio com o programa de emissão diária na Rádio Terra Nova, de segunda a sexta-feira, às 10h20, onde é disponibilizada diversa informação de apoio à aprendizagem e que serve, igualmente, como uma ferramenta adicional e complementar de comunicação entre a escola, as famílias e os alunos.