Ílhavo: PCP evoca centenário do nascimento de Mário Sacramento.

2020-07-05 10:29

Categoria: 

Concelho: 

O PCP promoveu uma sessão pública para assinalar os 100 anos do nascimento de Mário Sacramento.

Encontro, esta sábado, no Museu Marítimo de Ílhavo, para evocar a figura do médico, escritor e resistente anti-fascista que foi militante do PCP.

Na sessão dirigida por Mafalda Guerreiro, do CC do PCP, participaram Jorge Sarabando (publicista), Valdemar Cruz (jornalista), Sérgio Dias Branco (professor universitário), Jorge Seabra (médico) e Jerónimo de Sousa (secretário-geral do PCP).

Ao longo das intervenções foi salientado o contributo na escrita, com a publicação de diversos livros, ensaios e conto infantil, foi relembrada a sua “profunda generosidade”, foi recordado o “seu empenho na construção de uma ampla unidade anti-fascista envolvendo vários sectores da sociedade e as repressões e violência que Mário Sacramento e sua família foram alvo”.

Como salientou Jerónimo de Sousa na sua intervenção, Mário Sacramento “foi um homem comprometido com os explorados, injustiçados e humilhados da sua terra e de todas as terras, que assumiu valores éticos e um ideal político do qual nunca abdicou”.

Jerónimo afirma que Mário Sacramento “continua a ser uma fonte inspiradora, pela sua honestidade intelectual, pela sua coragem e perseverança, pela sua integridade e sensibilidade humana, pela sua inabalável confiança nos trabalhadores, no povo e na sua luta por um futuro melhor."

O início da iniciativa ficou marcado pelo momento cultural protagonizado por Paulo Vaz de Carvalho, Manuel Pires da Rocha e Pedro Marques

A ação insere-se no programa das comemorações que iniciou em 2019 e incluirá ainda uma exposição sobre a vida e obra de Mário Sacramento.