Ílhavo: PCP diz que luta por aumento de funcionários está a ser ganha.

2018-03-02 14:52

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão Concelhia de Ílhavo do PCP diz que a luta dos pais e a ação do PCP ajudaram a garantir o reforço de meios nas escolas de 1º Ciclo.

É a reação a uma notícia sobre a abertura de concurso para contratação de seis assistentes operacionais para as escolas do Concelho.

Apesar de não ser especificado em Diário da República em que escolas serão colocados os trabalhadores contratados, o PCP diz que é uma vitória de quem reclama por mais funcionários nas escolas.

“Nesta ocasião que deve ser de regozijo o PCP saúda toda a comunidade educativa, sublinhando a importância - tantas vezes desvalorizada - de lutar pelos nossos direitos”.

Reconhecendo que não é correto que seja a Câmara Municipal a assumir esta responsabilidade que deveria caber ao Governpo, defende que é um passo para minimizar problemas como o que surgiu na Escola da Senhora do Pranto.

“O PCP considera que é imperativo o Governo olhar para esta situação e intervir de imediato, por forma a resolvê-la plenamente. Uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade para todos - como está inscrito na Constituição da República Portuguesa - é incompatível com critérios economicistas de reduzir ao mínimo os recursos atribuídos a esta função social primordial, enquanto ficam por taxar grandes fortunas e concentrações de riqueza ou se alimentam parcerias público-privadas ruinosas para as contas públicas”.