Ílhavo: PAN pede explicações sobre condições de transporte de animais para esterilização.

2020-11-10 12:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PAN Aveiro diz ter recebido uma denúncia sobre o “transporte inadequado” de animais de companhia por parte da Câmara Municipal de Ílhavo.

Este transporte tem lugar no contrato estabelecido entre a Câmara de Ílhavo e clínica privada para dar provimento às esterilizações obrigatórias por lei.

O uso de jaulas em carrinha de caixa aberta, “sem condições de higiene e segurança mínimas exigíveis para esse efeito” deixa os animais, segundo o PAN, à mercê do clima.

Revela que o relato aborda o transporte de animais no pós-operatório ainda sob efeito de anestesia, “ao frio e debaixo de chuva”.

“Ora um animal em pós-operatório deverá fazer o adequado recobro e ser posteriormente transportado devidamente acondicionado atendendo ao seu estado clínico, de acordo com a lei vigente, nomeadamente o artº 6 da portaria 146/2017 de 26 de Abril, o que colide rudemente com a foto e o relato que nos foram enviados e que divulgamos”.

O PAN Aveiro lamenta a prática e diz que há atualizações a fazer de acordo com o novo Estatuto Jurídico dos Animais “objecto de protecção jurídica”.