Ílhavo: "As Juntas têm que se ir preparando para receber outro tipo de competências" - Fernando Caçoilo.

2019-03-29 09:12

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Câmara de Ílhavo entende que as Juntas de Freguesia devem preparar-se para assumir mais responsabilidades no quadro da descentralização de competências porque essa é a tendência natural nos processos de descentralização em curso.

Fernando Caçoilo aproveitou a assinatura dos contratos interadministrativos com as Juntas de Freguesia de Ílhavo para dar esse sinal de confiança no futuro.

Vai investir cerca de 350 mil euros em transferências, mais 50 mil que no ano passado, e promete mais, com sustentabilidade, desde que o regime jurídico fique definido e as Juntas queiram assumir novas competências (com áudio)

A transferência prevê 141.750 euros para a Freguesia de S. Salvador; 123.950 euros para a Gafanha da Nazaré; 54.850 euros para a Gafanha da Encarnação e 30.000 euros para a Gafanha do Carmo.

Este valor será distribuído pelas Freguesias do Município, em quatro tranches (março, junho, setembro e dezembro) como resultado da avaliação do respetivo relatório de execução.

Os autarcas de freguesia elogiam a antecipação da data dos acordos e o reforço de verbas mas querem mais. Luís Diamantino, da Gafanha do Carmo, acredita que o modelo ainda será melhorado até final do mandato (com áudio)

Augusto Rocha, autarca da Gafanha da Encarnação, entende que a evolução é positiva mas com margem para melhorar. E admite que sem o apoio financeiro diminuía a possibilidade de investir (com áudio)

O dinheiro vai para limpeza, conservação, manutenção de vias; desobstrução e limpeza de valas; aplicação de placas toponímicas; conservação e manutenção de lavadouros e sanitários públicos, parques infantis públicos e equipamentos desportivos, entre outras.