Ílhavo: João Campolargo orador em evento dedicado à sustentabilidade ambiental.

2020-10-04 16:39

Categoria: 

Concelho: 

A Junta de Freguesia de São Salvador esteve representada no Greenfest 2020.

João Campolargo foi um dos oradores no maior evento de sustentabilidade a nível nacional, que decorreu no último fim de semana, em Braga.

O autarca apresentou o projeto ambiental eco freguesia na Sessão Eco Freguesias XXI “Sustentabilidade a nível local: novos desafios”.

Campolargo falou do recente o projeto “Agir sobre a Beata Contada” (na foto), que vai recolher, contar e reciclar as pontas de cigarro presentes nos cinzeiros, calçadas, jardins e sumidouros.

Falou também da adesão ao “Green Grease”, um programa pioneiro a nível mundial, que garante a transformação de óleos alimentares usados em detergentes ecológicos profissionais.

Este programa materializa uma ligação - até à data inexistente – entre a transformação de um resíduo (óleo vegetal) e o fornecimento de um produto de primeira necessidade (detergentes ecológicos profissionais), tornando-se assim pioneiro a nível mundial a fazê-lo e a prova real de que os princípios de Economia Circular podem integrar um modelo de negócio rentável a toda a cadeia de valor.

Apresentou o “Armazém do Faz Tudo”, que pretende envolver a comunidade na missão de recuperar para circular.

O investimento na conservação do Parque de Merendas da Vista Alegre, um espaço único de lazer e de desporto, esteve também em destaque.

No âmbito do programa de manutenção e valorização desta área, foram plantadas novas árvores e foram reparadas as caldeiras de árvores.

Na zona de restauração, cada vez mais procurada pela comunidade, foi realizado um investimento ao nível do revestimento do solo em pavês (cerca de 230 metros quadrados), da construção de vedações em madeiras e do revestimento a azulejo da zona de fornecimento de água.

Este lugar tem assumido alvo de um importante estudo ambiental, realizado em parceria com o CEACA - Círculo Estudante de Ação e Comunicação Ambiental, um grupo informal de estudantes universitários que procura comunicar e sensibilizar para a preservação ambiental.

O CEACA, em conjunto com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, elaborou os painéis informativos sobre as boas práticas e biodiversidade presentes no Parque de Merendas da Vista Alegre e dinamizou atividades de educação ambiental, entre as quais ações de controlo de espécies invasoras a atividades de identificação de espécies vegetais e construção de bombas de sementes.