Ílhavo: Gabinete do Porto vence concurso de ideias com proposta para nova ponte na Vista Alegre.

2024-02-26 14:06

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A proposta apresentada pelo gabinete Clanet&Brito, da cidade do porto, venceu o concurso de ideias para a nova travessia da Vista Alegre, no canal do Boco, e vai ficar responsável pelo projeto de ligação entre a Vista Alegre e a Gafanha da Boavista.

O engenheiro de estruturas e investigador universitário Edgar Brito e a arquiteta Alice Clanet e lideram a equipa vencedora que propõe aproveitar a estrutura da atual travessia para apoiar os trabalhos de construção da nova e demolir a ponte de madeira logo que terminem os trabalhos.

Na Vista Alegre vai nascer uma nova ponte, com capacidade para todo o tipo de veículos e com área de segurança para peões e ciclistas.

O anúncio foi feito esta manhã pela equipa da Câmara de Ílhavo.

João Semedo, vice presidente da Câmara, faz balanço positivo ao trabalho apresentado.

Afirma que o concurso de ideias cumpriu o seu propósito de mostrar soluções inovadoras e execuíveis (com áudio).

A inovação, a viabilidade técnica e construtiva e a valorização e requalificação urbana foram critérios definidos na escolha.

O vencedor terá a oportunidade, por contratualização em ajuste direto, de desenvolver o respetivo projeto de execução que dará lugar à empreitada.

A autarquia espera poder concluir esse processo até final do ano e seguir para o concurso da obra.

Finalizado o trabalho de projeto e com concurso público adjudicado a autarquia vai ao orçamento municipal financiar a construção.

O concurso de ideias ficou encerrado com a revelação das posições e autoria das seis propostas, tendo duas sido excluídas.

Em segundo ficou o gabinete Lomboser, liderado pelo engenheiro Filipe Santos e as arquitetas Marta Guerreiro e Maria Cunha, que recebem 3000 euros e, em terceiro, ficou a candidatura apresentada pelo gabinete de arquitetura de Pedro Naia e Pedro Simões.

Duas propostas foram excluídas, uma por não prever tráfego de pesados e outra por falta de informação sobre a viabilidade económica.

A autarquia espera poder concluir esse processo até final do ano.

Para já a adjudicação será feita por ajuste direto ao vencedor da proposta.

Finalizado o trabalho de projeto e com concurso público adjudicado, a autarquia vai ao orçamento municipal financiar a construção.

João Semedo adianta que a proposta vencedora aponta para uma estimativa de custo de obra de 596 mil euros (com áudio)

Os segundos e terceiros classificados do concurso de ideias receberão um prémio pecuniário no valor de €3.000,00 (três mil euros) e €2.000,00 (dois mil euros), respetivamente.