Ílhavo: Fernando Caçoilo espera fechar o ano com dívida bancária reduzida a 3,5 milhões.

2021-04-06 08:08

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O discurso do presidente da Câmara de Ílhavo no Feriado Municipal não deixou marcas de despedida e indiciou que a recandidatura está no horizonte.

Fernando Caçoilo adianta que espera fechar 2021 com a dívida bancária municipal fixada em 3,5 milhões de euros.

O autarca reclamou para si a recuperação financeira do Município e a criação de condições para manter investimento e capacidade de resposta em situações de emergência como a ocorrência da pandemia.

Lembra que assumiu a presidência com a dívida bancária acima de 20 milhões de euros e que em 8 anos esse valor caiu até aos 3,5 milhões.

Sem assumir a recandidatura, o autarca aproveitou o feriado municipal para deixar claro que tem obra feita e condições para “continuar a responder” (com áudio).

“Durante estes dois mandatos, o rigor, a transparência e a sustentabilidade tiveram como resultado a estabilização financeira a considerável redução de dívida bancária de 21 milhões de euros, em 2013, para cerca de 3,5 milhões de euros, previstos no final deste ano, culminando, ainda, com a saída antecipada do Plano de Ajustamento Financeiro, ao qual estávamos sujeitos desde 2012”.

Fernando Caçoilo passou em revista as obras e defendeu a capacidade criada de garantir alívio fiscal e investimento sempre que necessário.

No combate à Covid, o edil diz que foram investidos em 2020 cerca de 1,2 milhões de euros (com áudio)

Ao jeito dos manifestos de candidatura, o autarca não escondeu orgulho pela obra mas quis olhar mais adiante.

“Nesse sentido, entendemos que a nossa visão é a resposta certa para o que o Município de Ílhavo possa ser daqui a 10 ou 20 anos, não abdicando da obrigação e do dever moral de preservar a seriedade com que encarámos, desde sempre, a responsabilidade de gerir a coisa pública, pela confiança que nos foi atribuída pelos Ilhavenses, à qual continuaremos a responder com trabalho, com verdade, com rigor, com transparência, com sustentabilidade, tendo sempre como visão a Construção de um Futuro Melhor, afirmando Ílhavo no universo da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e do Centro de Portugal”.

Endossado pela direçãp nacional de Rui Rio para a recandidatura, Caçoilo ainda não disse que é candidato ao terceiro mandato mas os sinais parecem claros quanto à intenção do autarca de ir a votos.