Ílhavo, Estarreja, Águeda, Ovar e Sever do Vouga são autarquias familiarmente responsáveis.

2021-11-11 08:45

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo, Estarreja, Águeda, Ovar e Sever do Vouga estão na lista de autarquias familiarmente responsáveis.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis revelou a nova lista de municípios que vão receber, dia 25 de novembro, em Coimbra, as Bandeiras Verdes por investirem na construção de uma política integrada de apoio à família.

Nesta edição, aderiram ao projeto 132 autarquias e 84 municípios vão receber a bandeira verde de “Autarquia Familiarmente Responsável”, um número que evoluiu 3,7%, face às 81 entidades premiadas o ano passado.

São estreantes os municípios de Alvaiázere (distrito de Leiria); Arcos de Valdevez (distrito de Viana do Castelo); Oleiros (distrito de Castelo Branco) e Tavira (distrito de Faro).

Os distritos com maior número de autarquias distinguidas foram Coimbra (11), Lisboa (10); Santarém (9); Aveiro e Braga (7 municípios cada).

A coordenadora do OAFR, Isabel Paula Santos, evidencia que, no contexto pandémico “as autarquias tiveram uma importância extrema no apoio extraordinário às famílias e estiveram na linha da frente nas respostas de proximidade”.

Houve em 2020 “um efetivo aprofundamento das ajudas a situações de risco, fragilidade e extrema carência por parte do poder local, que com as suas medidas de proximidade responderam à fragilização das famílias a todos os níveis, no contexto global que a pandemia da COVID-19 atingiu em Portugal e o mundo”, referiu a mesma responsável.