Ílhavo: Espetáculo comunitário na abertura da Festa do Pão de Vale de Ílhavo.

2022-03-11 11:23

Categoria: 

Concelho: 

O espetáculo comunitário “MM.Mesa-Masseira” vai assinalar a abertura da Festa do Pão de Vale de Ílhavo.

Celebrar a tradição do pão e preservar a sabedoria secular das padeiras de Vale de Ílhavo é a grande motivação da Festa do Pão de Vale de Ílhavo, promovida pela Câmara Municipal de Ílhavo, que arranca com “MM.Mesa-Masseira”, um espetáculo desenvolvido com a comunidade em torno da confeção artesanal de pão, que se realiza no dia 19 de março, na Moagem Grave, em Vale de Ílhavo, e no dia 20, na Casa Gafanhoa, na Gafanha da Nazaré, às 16 horas.

“MM.Mesa-Masseira” é uma instalação artística, composta por um dispositivo cénico de 19 mesas-masseiras (mesas usadas para amassar pão manualmente), que serve de base para o espetáculo.

A partir daí, o grupo de criadores explora as histórias entretanto recolhidas, a gastronomia, os lugares e os cantares.

Com a direção artística de Luís Antunes, coadjuvado na conceção por Guilherme de Sousa e Pedro Azevedo, este projeto envolve a recolha de tradições locais e uma pesquisa do território, bem como um trabalho com grupos e associações que demonstrem interesse na partilha de crenças e saberes.

Os bilhetes para o “MM.Mesa-Masseira” (3 euros) podem ser adquiridos na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

A Festa do Pão de Vale de Ílhavo continua, a partir de 24 de março, dia dedicado aos alunos das escolas do Município de Ílhavo.

No dia seguinte, 25 de março, o programa é dirigido à população sénior.

Já no fim de semana, 26 e 27 de março, o evento centra-se no Jardim Henriqueta Maia, numa tenda montada para o efeito, onde haverá venda de padas, folares e broa de Vale de Ílhavo, bem como um programa de animação, que inclui música, oficinas e performances.