Ílhavo: Debate em torno dos Protocolos com associações desportivas animou debate político.

2022-11-04 12:49

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Partido Socialista de Ílhavo defende o reforço de verbas às Associações do Concelho como forma de "ajudar a suportar o aumento dos custos com energia, transportes e dos preços em geral". 

Sérgio Lopes levou o tema à última reunião do Executivo que debateu os Protocolos com Associações desportivas. 

Refere que mantendo em 2022 o nível de investimento de 2021, nos acordos de cooperação com o tecido associativo, os clubes ficaram em pior situação. 

Pediu ainda o reforço do apoio à componente de investimento das Associações, na melhoria das suas instalações e aquisição de material. (com áudio)

O dirigente referiu-se ainda a uma troca de comunicações entre a autarquia e a direção do Clube da Associação de Pais da Gafanha da Encarnação (CAPGE) que, para já, não tem acordo de protocolo encerrado.

As posições da oposição apontam para o nível de apoios e para o calendário.

Tiago Lourenço, do PSD, que, no passado, teve a pasta a seu cargo, diz que havia esforço para antecipar esses acordos logo no início de cada época desportiva. Pede que o mesmo seja cumprido como forma de facilitar a vida aos clubes ilhavenses. (com áudio)

João Campolargo, Presidente da Câmara, ficou descontente com a forma como os Partidos da oposição se colocaram no debate político. 

Lembra que os acordos não podem resumir-se à contabilização de transferências diretas e recordou que nalguns casos, a autarquia assume os custos com instalações, o que obriga a diferenciar as diferentes realidades. 

Lamentou, ainda, que o processo do CAPGE tenha vindo a público quando o acordo ainda está em negociação. (com áudio)