Ílhavo: Autarquia quer disciplinar estacionamento de autocaravanas na Praia da Barra.

2022-09-02 09:26

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Ílhavo projeta para a Costa Nova a criação de uma área de estacionamento de autocaravanas e promete fiscalização mais apertada, na Barra, ao estacionamento na frente ria e em áreas de concentração de veículos.

O tema esteve em destaque na reunião desta quinta-feira, na praia da Barra, com moradores a pedirem disciplina no uso de espaços autorizados e criação de condições.

O número cada vez mais elevado de autocaravanas, o prolongamento de estadias e o despejo de detritos na rede de águas são cada vez mais uma realidade vivida em época alta na área próxima da antiga ponte de ligação ao forte da Barra.

A falta de espaços para cuidar da higienização das autocaravanas é apontada como um dos problemas a que acresce a falta de fiscalização.

Carlos Silva pediu respostas para um problema cada vez mais presente no dia-a-dia da Barra (com áudio)

Na praia da Barra existe parque de campismo e numa área de estacionamento na avenida Infante D. Henrique, junto ao terreno da "meia laranja".

No caso da Barra, o autarca vai pedir esclarecimentos à GNR para perceber se os militares controlam o cumprimento das regras estabelecidas para o parqueamento de autocaravanas.

Lembra que existe parque de campismo na Barra com condições para albergar autocaravanas e admitiu sérios problemas de insegurança e insalubridade pela concentração de veículos em áreas dispersas.

Explica que este é um problema que vai exigir a colaboração de organismos representativos do setor tal como aconteceu na criação da área junto ao mercado de Ílhavo (com áudio)

João Campolargo prometeu, ainda, atuar com a criação de uma área de estacionamento na Costa Nova.

Trabalho conjunto com a Junta de Freguesia que estará a ser debatido.