Ílhavo: Autarquia mantém sistema de passes escolares até final do ano.

2023-03-03 15:08

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Ílhavo mantém financiamento ao sistema de transporte de alunos até final do ano letivo e a oposição vê sinais positivos com o recuo da maioria que pretendia moralizar o pagamento de passes apenas para alunos que se encontram a mais de 3 kms das escolas.

Com a medida agora assumida, a gratuitidade fica garantida até final do ano letivo.

João Campolargo tinha iniciado um processo que visava o cumprimento de regras sobre esse direito ao passe gratuito e logo as famílias se levantaram para pedir a manutenção do sistema tal como tem estado a ser implementado, de forma universal.

Sérgio Lopes, do Partido Socialista, que tinha contestado o fim da gratuitidade para quem habitava a mais de 3 kms da escola, aplaude o recuo.

O autarca do PS lamenta que tenha sido necessária “censura social e política”, para que João Campolargo “percebesse a gravidade da sua decisão, com prejuízos evidentes para o apoio social que a Câmara sempre prestou aos alunos naquelas circunstâncias, o que também tem servido como elemento de fixação dos jovens nas escolas do concelho”.

Entende que a autarquia não está a cometer qualquer ilegalidade e acaba com irregularidades porque a despesa passa a estar enquadrada no orçamento (com áudio)

Os vereadores da oposição dizem que a estabilidade do sistema está garantida até final do ano letivo.

Para os sociais democratas esse é o mérito da decisão hoje assumida em reunião na Praia da Barra.

Fátima Teles pediu atenção especial para famílias que podem não ter meios para adiantar dinheiro e mais tarde serem ressarcidas (com áudio)

O presidente da Câmara de Ílhavo diz que a medida procura responder aos apelos das famílias, aos contributos da oposição para o debate e para a moralização do sistema lembrando que até final do ano letivo é preciso encontrar uma fórmula nova.

E não deixou de criticar a oposição recorrendo a uma analogia com o futebol.

João Campolargo diz que se sente no papel de árbitro a recorrer permanentemente ao VAR para saber como agir em função das posições dos partidos que têm assento na Câmara de Ílhavo (com áudio)

Abril será mês para analisar dados e preparar o modelo do próximo ano e acertar detalhes com o novo operador responsável pelos transportes.

As associações de pais vão participar no levantamento das necessidades dos alunos e a autarquia promete alterar o regulamento para garantir estabilidade ao sistema.