Ílhavo: Autarquia lança apelo à captação de voluntários para trabalho de apoio em lares.

2021-01-14 08:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A terceira vaga da pandemia leva o Município de Ílhavo a abrir novo processo de inscrições para a “Bolsa Municipal de Voluntariado Social - COVID-19”, tal como tinha feito durante a primeira vaga da pandemia.

A Bolsa de Voluntariado tem como objetivo apoiar as Instituições, nomeadamente as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (Lares) e a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, nas “complexas e difíceis respostas sociais que têm de prestar”, minimizando eventuais impactos da COVID-19 nas suas estruturas.

Face à atual realidade nacional e local que reflete o elevado número de infeções e contágios, a autarquia lança o apelo a que os cidadãos com disponibilidade e abertura possam dar o seu apoio e contributo a estas Instituições.

Alguns lares voltaram a registar surtos, baixas de pessoal e quarentenas e o esforço de funcionamento tem sido levado, nalguns casos, ao limite.

As tarefas de voluntariado serão direcionadas para valências como serviços gerais (lavandaria, limpeza, entre outros), cozinha, ação direta com idosos, serviço de apoio domiciliário, enfermagem e outras áreas da saúde, salvaguardando-se o cumprimento das normas e orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para segurança dos voluntários.

A inscrição nesta bolsa poderá ser efetuada através do e-mail ddss@cm-ilhavo.pt ou através do contacto telefónico 234 329 649, indicando a valência pretendida e a instituição na qual pretende fazer o voluntariado.

Os candidatos têm de ter idade compreendida entre os 18 e os 60 anos, não podendo pertencer a qualquer um dos grupos de risco COVID-19 referenciados pela DGS.

Posteriormente, serão contactados pelos serviços técnicos da Câmara Municipal à medida que as Instituições necessitem de apoio.