Ílhavo: Autarquia e agrupamentos gerem descentralização e pandemia no regresso às aulas.

2020-09-07 10:25

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Arranque de novo ano letivo com a descentralização de competências e a gestão da pandemia a marcarem o ritmo nas escolas.

Para alguns estabelecimentos na Região de Aveiro este é o primeiro dia de aulas mas no caso de Ílhavo o ano começa, formalmente, dentro de uma semana.

Os circuitos e os procedimentos de segurança, a formação técnica e os equipamentos de proteção individual juntam-se aos livros e à tecnologia nas ferramentas necessárias.

Tiago Lourenço, vereador com o pelouro da educação, diz que o pré-escolar, já em atividade, funciona como exemplo mas que o desafio vai aumentar para nova escala (com áudio)

Ílhavo gere o “novo normal” com formação a técnicos e docentes.

Trabalho conjunto de agrupamentos, associações de pais e autarquia com o apoio das autoridades de saúde e também de entidades como o Regimento de Infantaria 10 ao nível da segurança.

Os funcionários das escolas receberam formação em segurança.

Tiago Lourenço lembra que o dia 1 de setembro marca também uma nova realidade no papel das autarquias na gestão.

Mais responsabilidade e maior intervenção no papel de pivot das diferentes entidades (com áudio)

A compra de material de proteção individual, o desenho de circuitos e os cuidados necessários com a desinfeção dos equipamentos municipais ao serviço da educação são preocupações do momento.

O vereador diz que há verbas do Ministério da Educação e da Autarquia envolvidas neste processo e que não faltarão meios para assegurar essa resposta em questões de segurança (com áudio)