Ílhavo: Autarquia aprova alteração ao Plano Diretor Municipal. Unir Para Fazer admite abrir processo de revisão.

2023-02-06 12:27

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara Municipal de Ílhavo aproveitou o debate sobre a alteração do Plano Diretor Municipal (PDM) para defender a abertura de um processo de revisão.

João Semedo, Vereador que tutela a área, admite que o trabalho desenvolvido durante os últimos meses fez perceber que a revisão se torna cada vez mais necessária.

Nesta alteração, aprovada por maioria, com votos favoráveis de Unir para Fazer e PSD, registaram-se 28 participações recebidas, uma acolhida, uma parcialmente acolhida, 24 não acolhidas, 3 com alterações já previstas no Plano e uma fora do âmbito.

A reclassificação de solos na Ermida é um dos temas sensíveis.

A autarquia diz que o processo deixou claro que o PDM precisa de revisão.

João Semedo admite que é hora de lançar um processo "mais profundo". (com áudio)

Sérgio Lopes (PS) diz que todo o processo, desencadeado em Setembro do ano passado, "não mereceu o debate necessário".

Nesta intervenção e para justificar o voto contra, o eleito do PS alegou que não concorda com algumas opções políticas tomadas sobre as Unidades Operativas de Gestão.

As Unidades Operativas de Planeamento e Gestão correspondem a espaços de intervenção cujas características exigem um tratamento mais detalhado ao nível de planeamento e gestão urbanística que tenha em conta as respectivas especificidades.

Os parâmetros urbanísticos e de intervenção são fixados, para cada uma das Unidades, através de Planos de Urbanização, Planos de Pormenor ou Planos Específicos.

O autarca da oposição diz que gostaria de ver o PDM olhar para a frente ria na Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo como espaços de habitação e fruição turistica. (com áudio)

João semedo voltou ao tema para alertar para questões como a condicionante da Reserva Agrícola e da Reserva Ecológica nos terrenos próximos da Ria de Aveiro e que também são parte decisiva no processo.

E foi perante habitantes da Gafanha da Encarnação, nesta reunião, que deixou vincado que há temas sensíveis como a adaptação às alterações climáticas que não podem ser ignoradas. (com áudio)

O Vice-Presidente da Câmara de Ílhavo assegura que a revisão de RAN e REN entram no debate nos próximos meses.