“Há aqui pão material, da indústria e do turismo, e pão espiritual que é este museu” - Marcelo Rebelo de Sousa na Vista Alegre.

2016-05-27 12:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Presidente da República elogia a evolução da Vista Alegre pela forma como conseguiu ultrapassar um momento de crise, pela criação de emprego e pelo aprofundamento da atividade cultural. Marcelo Rebelo de Sousa fala de pão para a boca e pão para alimentar o espírito com a ampliação do Museu. Presente na inauguração de novos equipamentos e na reabertura de espaços que foram ampliados, o Presidente não evitou uma comparação entre os domínios económico e cultural (com áudio).

O presidente da Vista Alegre, Lázaro Souza, destaca essa transição do antigo para o moderno, a capacidade de inovar a partir da história centenária. Fala de um tempo novo que permitiu salvar a Vista Alegre.

“A VA é uma marca universal. Quando em 2009 o Grupo Visabeira a adquiriu após um longo período de letargia e futuro incerto centramos a aposta na salvaguarda dos posto de trabalho. Objetivo cumprido e superado graças aos resultados obtidos com as competências de gestão do grupo Visabeira. Foi fundamental atualizar, inovar e estabelecer uma nova abordagem aos mercados internacionais”, referiu o administrador que explicou a presença nas principais capitais mundiais.

Fernando Caçoilo diz que essa aposta na tradição e na modernidade era exatamente o que o Município de Ílhavo tinha imaginado. O autarca realça a aposta no turismo cultural deixando apelo à recuperação do bairro operário e lembra que a Vista Alegre é, a par da pesca do bacalhau, a imagem forte de Ílhavo no mundo.

“Uma porque faz parte do nosso ADN e definimos a economia do mar e o bacalhau. A outra era a VA porque representa muito para a comunidade e muito do que aqui vemos. Representa turismo, indústria, história e valor cultural. Fechamos um ciclo esperando que avancemos para a recuperação do nosso bairro operário de valor cultural fantástico”.

Marcelo Rebelo de Sousa presidiu à cerimónia de inauguração das obras de conservação da capela de Nossa Senhora da Penha de França, do Teatro da Vista Alegre, de ampliação do museu e creche da Vista Alegre.

Hoje está na inauguração da fábrica da Ria Stone, na Zona Industrial da Mota, e nas obras modernização da Fábrica de Ílhavo antes de assinalar a abertura do novo hotel. No final da visita, à hora de almoço, haverá intervenções do Presidente da Visabeira Turismo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Ministro da Economia e Presidente da República.