"Governo não pode atirar este investimento na linha do Vouga para as calendas. É preciso investimento agora” - Catarina Martins.

2019-02-05 08:10

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Bloco de Esquerda segue para o segundo dia de Jornadas Parlamentares no distrito de Aveiro depois de um primeiro dia dedicado à mobilidade.

A mobilidade foi um dos temas em foco no primeiro dia com viagem no Vouguinha e o recado ao Governo para investir na modernização da ferrovia.

“No ano passado o Bloco de Esquerda fez aprovar um projeto para a requalificação desta linha. O Governo não pode atirar este investimento para as calendas. É preciso investimento agora”.

Catarina Martins diz que há urgência nesse investimento pelo impacto que pode ter junto de comunidades próximas e em articulação com a linha do Norte (com áudio).

Outro dos momentos dedicados á mobilidade foi protagonizado pela MUBi Aveiro que esteve reunida com representantes do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda.

Alem de questões nacionais como propostas do Orçamento de Estado 2019 e das Grandes Opções do Plano relacionadas com a promoção da mobilidade em bicicleta e a proteção dos utilizadores vulneráveis, os programas do Plano Nacional de Investimentos 2030 e do Portugal Ciclável 2030, a sinistralidade rodoviária, o seguro escolar, a necessidade de uma estratégia nacional para a mobilidade em bicicleta e a política nacional para a mobilidade como um todo, a MUBI aproveitou para falar dos projetos em curso na cidade de Aveiro.

“Questionámos o papel da CCDR Centro enquanto entidade avaliadora e fiscalizadora do programa de financiamento do PEDUCA, que engloba entre outros o projeto de requalificação do Rossio, a Avenida Dr. Lourenço Peixinho e o trajeto ciclável Estação da CP – Universidade de Aveiro, os quais demonstram um claro menosprezo pela utilização da bicicleta como meio de transporte e uma aposta na promoção do uso do carro no coração da cidade”, refere nota da MUBI.

Uma delegação do BE visitou a extensão de saúde de Nossa Senhora de Fátima onde foi ao encontro de quase uma centena de utentes (na foto) que defendem o alargamento do atendimento médico. Atualmente só existe atendimento numa das tardes da semana.

Catarina Martins deixou a mensagem política para o jantar da noite na Feira. No lançamento de Marisa Matias como cabeça-de-lista do Bloco nas eleições europeias de Maio, defendei a importância de reeleger a eurodeputada.

"Cada vez que alguém disser que as eleições europeias são uma coisa distante, lembrem-se que quando fizemos o acordo em novembro de 2015 com o PS, foi a Comissão Europeia que veio dizer que queria sanções contra Portugal, foi a Comissão Europeia que teve a teoria do diabo, a que depois Passos Coelho também deu voz".

E não deixou de criticar a posição “tutelar” da UE em relação às políticas nacionais.

“Não esquecemos que os tratados europeus dizem coisa absurdas como a de limitar a contratação de enfermeiros porque o Estado está pesado, embora se aceite a contratação de privados para suprir as necessidades criadas pela falta de enfermeiros”, acrescentou.

Para a coordenadora do Bloco, é preciso voltar ao "controlo público dos setores estratégicos e ao investimento a olhar para o futuro", na medida em que "foi assim que se construiu prosperidade na Europa".

"E para o fazermos temos de levantar a cabeça, não podemos ser subservientes".

Marisa Matias assegura que o Bloco está pronto para apresentar um plano económico para responder às “necessidades das pessoas e do ambiente”, defendendo que é necessário inverter os “níveis mínimos históricos em investimento público" que Portugal atingiu.

A eurodeputada teceu críticas ao Plano Juncker e ao programa Portugal 2020 e acusou o Governo de não usar os fundos comunitários para reduzir as assimetrias regionais, direcionando-os maioritariamente para Lisboa e Porto.

As jornadas parlamentares do BE terminam esta terça, no distrito de Aveiro, dedicadas ao tema "Investimento Público para enfrentar as alterações climáticas".

Esta terça-feira, às 14h30, em Aveiro, conferência de imprensa de encerramento das jornadas com apresentação de iniciativas legislativas, com Pedro Filipe Soares (Casa da Comunidade Sustentável).