Gafanha da Nazaré: Vereadores do PS registam fracasso na reabilitação urbana.

2021-04-21 09:53

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista de Ílhavo seguiu de perto as comemorações do 20º aniversário da elevação da Gafanha da Nazaré à categoria de cidade e na hora da celebração aponta falhas na concretização de uma aposta mais decidida na reabilitação urbana.

Os Vereadores sublinham que “não há uma estratégia para a regeneração urbana em todo o território” e que, apesar da inexistência de possibilidade de captação de financiamento comunitário para o efeito, para além da sede de concelho, a Câmara deveria assumir o investimento.

Os autarcas socialistas defendem que continua a não se compreender a “total ausência de medidas estruturantes” para as restantes freguesias do Município, fazendo notar que na segunda cidade do concelho, a Gafanha da Nazaré, “nada se fez a este nível de particularmente relevante”.

“Há muito que o PS vem exigindo que se dê início ao estudo prévio, amplamente participado, de requalificação do centro urbano da Gafanha da Nazaré, com enfoque na Avenida José Estêvão e zonas adjacentes”, adianta a equipa de vereadores.

Também no que diz respeito à manutenção do edificado, os Vereadores alertaram para o facto de “nenhum dos programas estímulo à reabilitação de imóveis devolutos tenha tido tradução prática” concluindo que a reabilitação do edificado degradado “não sai do papel”.