Futuro da Gafanha da Nazaré motivou debate promovido pelo PS local.

2019-11-15 16:48

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O futuro da Avenida José Estêvão deve ser equacionado levando em linha de conta os usos entre a relação comercial e a distribuição de tráfego mas apostando na redução da circulação de viaturas na sua travessia.

Ideia que fica do debate lançado pelo PS, ontem à noite, sobre o que deve ser o centro da cidade da Gafanha da Nazaré, em matéria de reabilitação urbana.

Entre ideias para a redução a um sentido, para a circulação automóvel, ou ao alargamento dos passeios para peões, os participantes concordaram que é necessário modernizar e qualificar o espaço público, que funciona como 'espinha dorsal' da centralidade na Freguesia.

O PS defendeu o avanço do estudo prévio para a zona central com participação pública e definição de um plano de investimento plurianual devidamente planeado no tempo e resistente aos diversos ciclos políticos.

A iniciativa, sob o mote “Requalificar o centro da Gafanha da Nazaré”, mobilizou dezenas de habitantes da cidade que sugeriram a “reorganização urbanística da cidade, a diminuição da intensidade e velocidade do trânsito automóvel na avenida, a compatibilização dos diversos meios de transporte com melhor segurança rodoviária, a melhoria das condições para as atividades económicas ali instaladas, a implementação de espaços verdes e criação de centralidades”.

Sérgio Lopes, Presidente do PS/Ílhavo, garantiu que as ideias não cairão em saco roto.

Classifica o debate como “útil” e diz que deve ser encarado como base para iniciativas futuras no campo da mobilidade e do urbanismo. (com áudio)

Os participantes acentuaram a necessidade de se respeitar a história e introduzir melhorias na planificação da cidade, no futuro. Acalmia de tráfego e melhor vivência urbana são ideias para o futuro. (com áudio)

O edificado mereceu atenção, com uma participante a sugerir “mais cuidados” com as casas típicas que se estão a perder. A defesa de áreas de proteção foi uma das sugestões para o futuro da Gafanha da Nazaré. (com áudio)