Foi hoje inaugurado o novo posto da GNR de Cucujães.

2021-03-26 17:51

Categoria: 

Concelho: 

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, presidiu esta manhã à inauguração das novas instalações do Posto Territorial da GNR de Cucujães que vem aumentar a capacidade de apoio dos militares às populações das freguesias de Cucujães e de São Martinho da Gândara.

Ao fim de algumas décadas, a GNR de Cucujães vê resolvido um velho problema que dificultou o trabalho e a dedicação dos militares no desempenho da sua missão.

Isso mesmo destacou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, considerando a inauguração “um dia de grande alegria” e um ato de justiça para com o corpo de militares, a população e o concelho de Oliveira de Azeméis.

O autarca elogiou a determinação e a ação do ministro Eduardo Cabrita que permitiram que “um problema que se arrastava há várias décadas e, que atravessou transversalmente vários governos, passasse de uma promessa adiada para uma realidade concretizada”.

O presidente da Câmara dirigiu ainda agradecimentos ao Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Rui Clero, ao Comandante Maximiano Vaz Alves do Comando Territorial de Aveiro, um “aliado estratégico nesta longa batalha”, ao comandante do posto territorial de Cucujães e, também, aos seus militares pela forma “elevada e digna com que conseguiram cumprir a sua missão em condições tão difíceis e a forma como souberam esperar e acreditar que este dia chegaria”. O autarca agradeceu também ao presidente da Junta de Freguesia, Simão Godinho, que prontamente disponibilizou o edifício agora inaugurado, um imóvel que ganha uma nova vida depois de ter prestado “um serviço público relevante à população cucujanense e à comunidade oliveirense”.

O ministro da Administração Interna, acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna e pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, salientou que o investimento só foi possível “pela parceria com a Câmara Municipal e com a Junta de Freguesia de Cucujães”.

O governante sublinhou que a Lei de Programação de Investimentos aprovada em 2017 foi “um instrumento fundamental para que velhas aspirações, algumas com décadas, pudessem ser concretizadas” e que o quartel da GNR de Cesar, instalado atualmente num edifício sem condições, “não está esquecido” por parte do Governo.

Com este novo edifício, o posto da GNR, além de ter uma sala de atendimento à vítima de violência doméstica, vê melhoradas as condições das camaratas, da área para atendimento, das salas de interrogatório, do espaço de armazenamento de material de guerra e da zona de recolha de viaturas.

O posto territorial da GNR de Cucujães estende a sua cobertura por uma área de 26,56 quilómetros quadrados servindo uma população de 17 448 habitantes.