Festival dos Canais começa a 14 de Julho.

2022-07-05 16:57

Categoria: 

Concelho: 

Com organização da Câmara Municipal de Aveiro, o Festival dos Canais, em Aveiro, realiza-se nos próximos dias 14 a 17 e 22 a 24 de julho.

É o regresso deste evento multidisciplinar que junta teatro de rua, circo contemporâneo, dança, artes visuais e atividades para as famílias, onde a música tem sempre lugar de destaque.

São vários os palcos que vão receber atuações musicais, contando com nomes de referência em diversos estilos, sempre com entrada gratuita.

Uma das novidades desta edição é o regresso ao Cais da Fonte Nova, o maior recinto do festival. É lá que vão acontecer duas das maiores atuações desta edição.

A primeira, no dia 22, foi concebida para este evento e junta a Banda Sinfónica de Aveiro – Banda Amizade a três das mais conceituadas vozes femininas do panorama nacional: Aurea, Carolina Deslandes e Rita Red Shoes. O segundo concerto deste palco, no dia 23, é de AGIR, que assim terá um concerto em nome próprio, depois da colaboração na edição passada no concerto de Matay.

Mas há diversas outras atuações musicais para acompanhar ao longo do festival. Na Praça do Marquês de Pombal vão estar Camané (dia 14) e Moonshiners com The Legendary Tigerman, Fanfarra Káustika e O Gajo (dia 15). No palco da Escadaria do Atlas Aveiro as atuações serão de Marinho (dia 14), Slimmy (dia 15), Peter Storm & The Blues Society (dia 16), Carapaus Orkestra (dia 17), Paraguaii (dia 22), Cachupa Psicadélica (dia 23) e Mirror People (dia 24).

Há ainda lugar para um concerto muito especial de Noiserv, a acontecer no Coreto do Parque da Cidade (dia 16), numa homenagem do músico a estes monumentos urbanos nacionais. Memorável promete ser ainda uma fusão entre imagem e música nos Claustros da Igreja do Carmo, na qual as fotografias dos participantes no Laboratório de Fotografia Viagens na Minha Terra em Aveiro, orientado por Augusto Brázio e Nelson D’Aires, se misturam com a brass band da Escola de Música da Quinta do Picado (dia 23).

Este ano o Festival dos Canais conta também com o regresso de dois recintos que fizeram parte do evento nos anos pré-pandemia. A Sala de eSTAR e a Funky Beach. Na primeira, há um elenco de DJs que passa por nomes como Xico Ferrão & Rui Pimenta, Nuno Calado, Isilda Sanches e Fulano 47, entre outros, ficando os concertos entregues a Mueran Humanos, Materia + Hari Sima e Lonzdale’s Fantasy.

Já a Funky Beach, que é uma praia urbana onde não falta um bar de cocktails, será animada pelos concertos de O Gringo Sou Eu, Uhai e Till Sunday Pirate, a que se juntam os DJs Phephz, Colorau Som Sistema e Rico Demus.

O Festival dos Canais é um encontro multidisciplinar de artes em espaço público, que assume a cidade de Aveiro como um palco aberto, onde artistas provenientes de diferentes geografias se interligam com o quotidiano e a vida do território para apresentar as suas criações. Assume-se como um laboratório vivo para a apresentação de novas perspectivas sobre a memória coletiva desta região e dos seus traços identitários, revelando em simultâneo a atualidade da criação artística contemporânea.

O Festival dos Canais integra a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.