Feriado Municipal de Águeda marcado pela inauguração do Parque de Alta Vila.

2021-05-25 15:51

Categoria: 

Concelho: 

Em dia de Feriado Municipal, Jorge Almeida lembrou o percurso e as obras realizadas ao longo dos últimos três anos, reiterando que “apesar de metade do mandato ter sido vivido em situação de pandemia, não parámos. Estivemos e estamos a trabalhar contribuindo para a construção de uma dinâmica de crescimento e desenvolvimento do nosso concelho e que todos bem podem ver”, em várias áreas, desde as obras na rede viária, na regeneração urbana da cidade e nas freguesias, passando pela intervenção nos rios e ribeiras ou ainda as obras na baixa de Águeda que visam aumentar a capacidade de resiliência às cheias.

Na área da saúde, o Edil lembrou a adjudicação das obra do Centro de Saúde de Águeda, bem como as intervenções em curso na Unidade de Saúde de Aguada de Cima ou em Travassô (em conjunto com o edifício da Junta de Freguesia), ou ainda as ansiadas obras no Hospital de Águeda.

Para além de todo um conjunto de intervenção na sustentabilidade ambiental e energética. A exemplo disso, foi ontem também apresentado um projeto inovador, designado de FLEX IP, que consiste num sistema de controlo ponto-a-ponto da iluminação pública pelo cidadão, através de um QR code, e surge no âmbito do projeto europeu H2020 INTEGRID.

O projeto-piloto foi instalado no Parque de Alta Vila, estando prevista a sua implementação noutras localizações do concelho, com destaque na União de Freguesias de Águeda e Borralha, nas Urbanizações do Souto Rio e do Alto do Rio, seguindo-se, depois, várias outras povoações, nomeadamente Fermentelos, Barrô, Borralha ou Mourisca do Vouga. No total, e nesta primeira fase de teste, serão aplicadas cerca de 1.000 luminárias LED, que permitirão a regulação pelo cidadão.

Este projeto insere-se na estratégia que a Autarquia tem vindo a desenvolver ao nível da eficiência energética e das Smart Cities, uma vez que será o primeiro projeto em Águeda, em que o cidadão comum poderá ter uma intervenção ativa ao nível da gestão da iluminação pública, melhorando a vivência em espaço público, e garantindo ao mesmo a criação de melhores condições de segurança e ambiente urbano.

Ontem, no momento de apresentação do projeto, Francisco Campilho, diretor autarquias norte da E-REDES, salientou a parceria estabelecida com a Câmara de Águeda. “Isto foi um desafio enorme que a Câmara teve a ousadia de nos colocar, para ser um dos primeiros Municípios a integrar este projeto que temos vindo a desenvolver”, disse, apontando o empenho e ousadia que Águeda tem nestes temas, “sobretudo da energia e da automatização”.

Refira-se ainda que a celebração do Feriado Municipal contou ainda com vários momentos musicais, com o percurso pelo Parque feito ao ritmo da Fanfarra Káustika, ou ainda a participação de alunos e professor do Conservatório de Música de Águeda e de um momento de jazz pelo músico Bruno Pinho.