Feira de Março e Maratona Europa só em 2022.

2021-03-02 15:26

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro decide a suspensão dos grandes eventos de 2021.

Feira de Março e Maratona Europa ficam adiados para 2022 devido ao Estado de Emergência em tempo de pandemia.

Esse cancelamento respeita o Decreto Presidencial do prolongamento do Estado de Emergência até dia 16 de março, bem como a inexistência de plano de desconfinamento relativo à Pandemia da Covid-19.

A autarquia sublinha que em “primeiro lugar está a saúde de toda a população” e que este é o desfecho natural apesar da “grande mágoa” mas com “devido sentido de responsabilidade”.

“Apesar de toda a expetativa criada em 2020 de que poderíamos voltar em 2021, bem como as medidas definidas pela Câmara Municipal de Aveiro no Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica (PAAASE) 2021, com a redução de 50% dos valores a suportar pelos participantes, constata-se que não se encontram minimamente reunidas as condições para realizar um evento desta envergadura”.

Ainda assim, a autarquia espera permitir ao setor das diversões um evento de animação no recinto exterior do Parque de Feiras e Exposições.

Tudo vai depender das condições de segurança e legais para o efeito.

A Maratona da Europa 2021 também fica à espera de 2022.

Câmara de Aveiro, Turismo do Centro de Portugal e Globalsport acordaram em cancelar a edição de 2021 reservando a data de 24 de abril de 2022 para a segunda edição.

“As três entidades consideram que não se encontram reunidas as condições para a realização de um evento com a participação de milhares de pessoas, como é a Maratona da Europa, agendada para o próximo dia 25 de abril, sendo igualmente muito difícil prever outra data durante o ano de 2021, enquanto não estiver criada a imunidade de grupo com a disseminação do programa de vacinação”.

 

 

(áudio- Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Aveiro)