Estarreja: PS critica divulgação de surtos covid em lares feita pela autarquia.

2021-01-04 07:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista de Estarreja diz que a exposição dos casos de surtos em lares é alarmista e dispensável.

Reação do Partido à posição pública da autarquia e do responsável máximo da proteção civil que pediu meios humanos para apoiar os lares.

Na reação aos surtos em dois lares, o PS afirma que as próprias instituições pedem brigadas à segurança social.

“O PS só escreve estas explicações, após ter obtido a informação, com o objetivo de acalmar a população, na sequência da divulgação destes casos que o presidente da Câmara fez na comunicação social, o que contrasta com a atitude de outros seus congéneres de outros concelhos do distrito, que têm, ou já tiveram, casos de surtos em lares iguais ou piores, sem recorrer a esta publicidade dispensável para as próprias IPSS”.

Afirmando preocupação pelo surto, o principal partido da oposição lembra que o que acontece em Estarreja tem acontecido por todo o país.

E que nestes casos os procedimentos estão definidos.

“Em caso de surto, as Autoridades de Saúde locais fazem os testes aos utentes e funcionários e coordenam com as direções das instituições, os procedimentos a adotar em cada caso concreto, de acordo, também, com o plano de contingência pré-definido por cada IPSS para estes casos.

As próprias instituições, caso a situação seja tão grave que não tenham funcionários disponíveis para cuidar dos utentes, requerem à Segurança Social do respetivo distrito a ativação das denominadas brigadas de intervenção rápida. E a Segurança Social coordena com a Cruz Vermelha, com quem tem protocolo, a intervenção dessas brigadas”.