Estarreja: PCP preocupado com efeito da saída de médicos.

2022-05-02 18:15

Categoria: 

Concelho: 

O PCP alerta para o “estado precário” dos cuidados de saúde no concelho de Estarreja e diz que a saída de médicos vai pior um quadro já degradado ao longo dos últimos anos.

Reclama o alargamento das consultas de agudos.

Depois de em 2008 ter sido encerrado o serviço de urgência do Hospital Visconde de Salreu e a sua substituição por uma consulta de casos agudos do foro ambulatório, assinalou a redução de serviços e horários em 2014.

Transferida para o Centro de Saúde de Estarreja tinha previstas consultas de segunda a domingo das 8 até às 24H mas entrou em perda em 2020.

“Com a justificação de falta de médicos e administrativos em 2020 iniciou-se uma nova tentativa para acabar de vez com a consulta aberta, limitando gravemente os horários de funcionamento”, acusa o PCP que alerta para as deslocalizações para Aveiro.

A consulta aberta está desde o final de 2021 a funcionar unicamente à sexta, sábado e domingo, e apenas até às 16H, e a saída de mais dois médico vem complicar a situação.

“O centro de saúde de Estarreja fica assim com menos dois médicos, serão mais de 4 mil os utentes que ficarão sem médico de família. É urgente o reforço do serviço nacional de saúde. Mais médicos, mais profissionais de saúde são necessários”.