Estarreja lança segunda vaga de apoio aos refugiados de guerra.

2022-03-17 10:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja avança para a segunda campanha solidária “SOS Ucrânia” com o Gabinete de Apoio ao Emigrante empenhado em facilitar a vida de quem chega ao município.

A autarquia cria, em articulação com a Rede Social, um conjunto de medidas integradas de apoio aos refugiados que fogem da guerra na Ucrânia, que levou a maior crise migratória e humanitária na Europa desde a II Guerra Mundial.

O “SOS Ucrânia” consiste num conjunto alargado de medidas, em particular na área da habitação, do emprego e outros serviços, permitindo aos refugiados encontrarem respostas às suas necessidades e uma integração social rápida e plena.

A ação reúne diversas três “Bolsas Solidárias”.

Uma “Bolsa de Alojamento”, que permitirá fazer um levantamento da oferta de agregados familiares disponíveis para acolher famílias nas suas residências ou de habitações para acolhimento gratuito.

O apoio aos refugiados passa também pela criação de uma “Bolsa de Emprego”, que congregará as ofertas de emprego das empresas do concelho.

Será elaborada ainda uma “Bolsa de Serviços de apoio à Integração”, que possibilitará a criação de uma rede de voluntários nas áreas da psicologia, serviço social, direito, línguas entre outras.

A autarquia apela à “união” de esforços entre cidadãos, organizações e empresas, com o objetivo de “congregar toda a ajuda ao povo ucraniano e, consequentemente, para uma melhor resposta humanitária a quem procura no concelho de Estarreja, um recomeço”.