Estarreja celebra 120 anos do edifício dos Paços do Concelho.

2016-01-05 08:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja celebra os 120 anos do Edifício dos Paços do Concelho. Assinalando a sua inauguração há 120 anos, esta terça começa com a atividade “À Descoberta da Nossa História: A Câmara Municipal de Estarreja”, às 9h30, com a visita de duas turmas da Escola Básica Visconde de Salreu. Os alunos visitam a atual casa da Câmara Municipal, onde hoje funcionam vários serviços municipais e de atendimento público.

Às 15h, os Encontros com o Património conduzem os visitantes numa viagem pela história local através dos edifícios mais representativos, com natural ênfase para os Paços do Concelho, onde inicia e termina esta rota pelo centro histórico de Estarreja. No final, às 16h30, Executivo e Colaboradores da Câmara Municipal de Estarreja juntam-se ao grupo para o soprar das velas.

A data na frontaria do edifício, 1892, diz respeito ao ano em que foi lançada a primeira pedra para a sua construção. Em estilo neoclássico, e com projeto de João da Maia Romão, os Paços do Concelho de Estarreja eram, para a época, o mais grandioso edifício da região, um sinal de prosperidade em tempos já difíceis, e que não necessitou de apoios do Estado, tão só de empréstimo de particulares. A sua construção custou à época 24 mil reis e foi efetuada pelo Mestre Manuel Joaquim da Silva Valente, de Pardilhó.

Erigido no original Lugar de Estarreja, da Vila de Antuã, contíguo ao local onde se realizava a praça/ mercado, em terreno da antiga quinta das freiras do Convento de Arouca, o Edifício dos Paços do Concelho foi inaugurado a 5 de janeiro de 1896.

O edifício histórico foi construído para ser o grande centro dos serviços públicos de Estarreja, com o Tribunal da Comarca de Estarreja, os Registos, as Finanças, a Delegação Escolar e, naturalmente, a Câmara Municipal. Era uma espécie de Loja do Cidadão na versão antiga. Com o passar dos anos e o aumento das atividades, o espaço tornou-se exíguo e houve necessidade de recorrer a espaços próprios para alguns serviços, ficando os Paços do Concelho exclusivamente para a atividade da Câmara Municipal.

Deve-se a Francisco Barbosa a construção do Edifício dos Paços do Concelho. Ele foi o grande impulsionador da construção e o seu nome foi dado à praça adjacente, que antes se chamava Praça Vasco da Gama.

Francisco Barbosa de Couto Cunha Sottomayor foi presidente de Estarreja entre 1885 até 1916, com alguns interregnos.