Estaleiro anuncia obra no Rossio e avanço implica alterações à circulação.

2021-11-09 11:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro anuncia a instalação de estaleiro no Rossio para a obra de modernização do espaço.

É a nova fase da obra de requalificação do Rossio e da Praça Humberto Delgado / Rotunda das Pontes, num investimento de aproximadamente 12,5 milhões de euros a executar pelo agrupamento de empresas composto pela Cimave – Construtora e Imobiliária de Aveiro e pela Tecnorém, Engenharia e Construções S.A, com um prazo previsto de 16 meses.

A montagem do estaleiro para a obra decorrerá durante um mês e implica alterações ao nível da circulação e gestão do estacionamento na zona.

Chega a eliminação de um dos sentidos de circulação na Rua João Mendonça, passando a circular-se apenas no sentido Pontes > Rossio, privilegiando assim o acesso à zona Beira Mar / Canal de São Roque através da Ponte na Eclusa e Ponte de São João.

Anuncia-se a eliminação de algumas zonas de estacionamento e desativação dos carregadores de veículos elétricos que no futuro passarão para o interior do parque de estacionamento subterrâneo.

O método construtivo da cave de estacionamento vai combinar a colocação de estacas, de paredes moldadas com contenção periférica e o “jetgrouting”, de forma a que a obra decorra com o “mínimo de transtorno”, o “mais limpa possível e reduzindo os riscos ao máximo”.

O empreiteiro escolheu para subempreiteiros dessa componente da obra, a empresa alemã Keller e a portuguesa Mota-Engil, especializadas neste tipo de estruturas.

Está concluída a primeira fase da obra tendo sido realizadas vistorias a todos os edifícios com fachada para a Rua Bernardino Machado, Rua João Afonso, Rua Dr. Barbosa de Magalhães e Rua João Mendonça e Praça Humberto Delgado (Rotunda das Pontes).