Esgueira vai ter novo acesso à EN109.

2019-10-24 10:18

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ao segundo ano de mandato, Ribau Esteves diz que Aveiro está em velocidade de cruzeiro na execução de projetos e diz que tal só é possível porque as reformas, financeira e organizacional, permitem trabalhar de forma tranquila.

O autarca fez balanço a dois anos do segundo mandato realçando a capacidade de investimento e o número de projetos em curso.

Ribau Esteves proveitou o balanço para antecipar novos investimentos e Esgueira foi a freguesia escolhida com destaque para as acessibilidades.

Anuncia-se a criação de novos acessos à EN109, junto ao cemitério de Esgueira, e a criação de uma circular externa que já tem parte do percurso feito junto às escolas, na ligação às avenidas novas, a nascente da estação.

O autarca destaca, ainda, as rotundas junto ao túnel de Esgueira e a abertura de arruamento que fará a ligação da EN109 ao túnel ferroviário num corredor junto ao cemitério e às escolas.

Obra que é permitida pelos mecanismos de planeamento previstos caso o novo quartel dos Bombeiros Novos fosse assumido naquela área numa solução desenhada ao tempo de Élio Maia.

A autarquia deixa cair o quartel, em Esgueira, mas quer aproveitar o canal de acesso.

Anunciam-se mudanças no espaço urbano de Esgueira, com obras de modernização, e surgem vias externas para retirar trânsito do centro (com áudio).

Ribau Esteves explica que o túnel de Esgueira será remodelado e uma das ideias em análise é a supressão de uma faixa de rodagem em cada sentido para permitir uma via dedicada para ciclistas.

Com a via que ladeia as escolas, cria-se um acesso até à Forca Vouga com o cruzamento das novas avenidas numa área de expansão habitacional, de comércio e serviços de saúde.

Uma das rotundas das novas vias, junto à Forca, é construída pela Mercadona, a preparar a instalação da sua segunda loja na cidade.

O autarca diz que a dinâmica comercial é importante e “positiva”. Fala da centralidade comercial como fator relevante para a economia da região (com áudio)

Outra das apostas é a modernização da zona industrial de Taboeira e a melhoria de acessos às empresas.

Investimento que vai também permitir criar desafogo na EN109 mas o autarca alerta para a importância de considerar a A25 como a grande alternativa, dependente ainda do fim do pagamento de portagens em circuito urbano (com áudio)