Escolas da Murtosa, Ovar e Sever garantem apoios de fundos do POC 2020.

2021-05-05 09:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Programa Operacional Centro 2020 aprovou 35 novas candidaturas nas áreas da educação, saúde e património, que representam uma comparticipação de fundos europeus de 11,7 milhões de euros, e reforçou o financiamento em 72 candidaturas já anteriormente aprovadas num montante de 8,4 milhões de euros.

Na região dde Aveiro destacam-se a beneficiação e ampliação da Escola Primária do Monte, na Murtosa, com 690 mil euros; a reabilitação da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, com 254 mil euros, e a construção do Centro Escolar de Sever do Vouga com reforço para 1.4 milhões.

Estes projetos, enquadrados nos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial celebrados com as Comunidades Intermunicipais (CIM), são uma resposta do Programa Centro 2020 à necessidade de estimular o investimento público, “relevante para a retoma económica e social”, tendo em conta o contexto provocado pela pandemia COVID-19.

Os apoios concedidos destinam-se a investimentos em edifícios escolares, centros de saúde, monumentos classificados, enquanto equipamentos determinantes para qualificar os territórios, dotando-os de infraestruturas que melhoram os serviços à disposição das populações e tornando-os mais atrativos.

Para Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), “este reforço de dotação dos Pactos estabelecidos com as Comunidades Intermunicipais representa um esforço significativo do Programa Regional do Centro, alocando mais recursos a áreas prioritárias, como a educação, com mais 12 milhões de euros, saúde com mais 2,2 milhões de euros ou património cultural e natural com mais 5,8 milhões de euros. O reforço de financiamento em projetos aprovados de 8,4 milhões de euros significa um contributo para a liquidez dos municípios”.

São beneficiários destes apoios os municípios, as CIM e outras entidades previstas nos Pactos.